Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3221
Título: A participação de adolescentes em esportes radicais e de contato com a natureza em Porto Velho
Autor(es): Coelho, Ageu Neves
Palavras-chave: Esporte de aventura
Adolescentes
Escola
Data do documento: 2019
Citação: COELHO, A. N. A participação de adolescentes em esportes radicais e de contato com a natureza em Porto Velho. 2019. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Os esportes radicais também são conhecidos como esporte de aventura, pois em alguns casos oferece um grande risco devido às condições extremas ás quais são praticados, onde é preciso treinamento, conhecimento, um bom equipamento e boa condição física. São conhecidos também como esporte para poucos, porém é representado por várias modalidades. Surgiram no fim dos anos 80 para o inicio dos anos 90, tem como principal característica o aumento de adrenalina. Este estudo tem como objetivo verificar quais esportes de aventura que os adolescentes da cidade de Porto Velho mais praticam, quando ocorreu o primeiro contato com o mesmo e saber de onde ou de quem veio essa influência para praticar esses esportes, que vem se tornando cada vez mais comum na nossa região, pois o esporte radical visa à mistura de natureza com ambientes urbanos. Esta pesquisa pode ser identificada como uma pesquisa de campo de caráter descritivo e comparativo, que teve como procedimentos metodológicos a coleta de dados em duas etapas através de um questionário contendo três perguntas fechadas. A pesquisa foi realizada em duas etapas com o mesmo instrumento de coleta. A primeira foi realizada no mês de abril de 2013, com 56 (cinquenta e seis) amostras de ambos os sexos, onde a coleta de dados deu-se em três lugares de Porto Velho, sendo eles o Parque Circuito, Praça do Skate Parque e Praça Aluisio Ferreira (praça do half), onde ocorriam práticas de esportes radicais. A segunda etapa foi realizada em maio de 2019 com 60 (sessenta) amostras de ambos o sexo, onde a coleta de dados deu-se em três lugares de Porto Velho, sendo Parque da Cidade, Espaço Alternativo e Parque Natural de Porto Velho. Esta teve como propósito de atualizar os dados e de forma comparativa verificar quais mudanças acorreu no período de seis anos na pratica do esporte radical com adolescentes em Porto Velho. Os resultados obtidos na primeira pesquisa indicaram que 50% dos adolescentes tinham como skate o esporte mais praticado, e que 37% praticam esportes radicais três vezes por semana, que 45% praticam com o objetivo de melhor qualidade de vida. Na segunda pesquisa que foi realizada seis anos mais tarde, observou-se que o esporte de aventura mais praticado foi o paintball / airsoft com 53% da preferência, referente ao interesse de praticar o esporte, 70% dos pesquisados praticam por prazer e satisfação, sobre a freqüência semanal que o se praticam o esporte radical a pesquisa mostra que 70% dos respondentes praticam uma vez na semana.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. José Célio Borges.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3221
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGEU_NEVES_COELHO.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.