Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3222
Título: Contribuições dos métodos de ensino de Johann Pestalozzi para o desenvolvimento físico-emocional e a inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho
Autor(es): Neves, Talita Moura das
Palavras-chave: Métodos de ensino
Johann Pestalozzi
Educação especial
Data do documento: 2019
Citação: NEVES, T. M. das. Contribuições dos métodos de ensino de Johann Pestalozzi para o desenvolvimento físico-emocional e a inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. 2019. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: A educação especial é uma especificidade de ensino destinada a portadores de necessidades especiais (PNE). Originadas como deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, que também pode ser pessoas de características como altas habilidades, superdotação ou talento. Diante disso, muitas instituições visam contribuir para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais, uma delas é a Associação Pestalozzi de Porto Velho (APPV), na qual a pesquisa foi realizada. Na instituição são utilizados os métodos de ensinos, muitos deles inspirados em Johann Pestalozzi, um grande influenciador, que teve como um de seus principais objetivos a educação, concebendo-a como um processo de desenvolvimento do ser humano, no plano físico, moral e no intelectual. Essa pesquisa tem como principal objetivo investigar as contribuições dos métodos de ensino de Johann Pestalozzi em pessoas com necessidades especiais, estudantes da associação Pestalozzi de porto velho (APPV) e que também foram inseridos no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa explicativa, que utilizou o método transversal. O instrumento da pesquisa utilizado foi entrevista aberta, com 11 participantes da APPV, que incluem 4 professores e outros profissionais da instituição, 5 alunos que estão inseridos no mercado de trabalho e 2 pais dos alunos. Nosso estudo constatou que os métodos de ensino de Johann Pestalozzi contribuem para o desenvolvimento físico/emocional de PNE, contribuindo para a inserção desses indivíduo no mercado de trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profa. Dra. Sílvia Teixeira de Pinho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3222
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO_TCC.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.