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dc.contributor.authorNeves, Talita Moura das-
dc.date.accessioned2021-06-15T18:33:34Z-
dc.date.available2021-06-15T18:33:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNEVES, T. M. das. Contribuições dos métodos de ensino de Johann Pestalozzi para o desenvolvimento físico-emocional e a inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. 2019. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3222-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profa. Dra. Sílvia Teixeira de Pinho.pt_BR
dc.description.abstractA educação especial é uma especificidade de ensino destinada a portadores de necessidades especiais (PNE). Originadas como deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, que também pode ser pessoas de características como altas habilidades, superdotação ou talento. Diante disso, muitas instituições visam contribuir para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais, uma delas é a Associação Pestalozzi de Porto Velho (APPV), na qual a pesquisa foi realizada. Na instituição são utilizados os métodos de ensinos, muitos deles inspirados em Johann Pestalozzi, um grande influenciador, que teve como um de seus principais objetivos a educação, concebendo-a como um processo de desenvolvimento do ser humano, no plano físico, moral e no intelectual. Essa pesquisa tem como principal objetivo investigar as contribuições dos métodos de ensino de Johann Pestalozzi em pessoas com necessidades especiais, estudantes da associação Pestalozzi de porto velho (APPV) e que também foram inseridos no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa explicativa, que utilizou o método transversal. O instrumento da pesquisa utilizado foi entrevista aberta, com 11 participantes da APPV, que incluem 4 professores e outros profissionais da instituição, 5 alunos que estão inseridos no mercado de trabalho e 2 pais dos alunos. Nosso estudo constatou que os métodos de ensino de Johann Pestalozzi contribuem para o desenvolvimento físico/emocional de PNE, contribuindo para a inserção desses indivíduo no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-06-15T14:58:06Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO_TCC.pdf: 1197751 bytes, checksum: fe512c37b61b618516e16bbaa6bf5577 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-15T18:33:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO_TCC.pdf: 1197751 bytes, checksum: fe512c37b61b618516e16bbaa6bf5577 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectJohann Pestalozzipt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleContribuições dos métodos de ensino de Johann Pestalozzi para o desenvolvimento físico-emocional e a inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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