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dc.contributor.authorEmiliano, Maria Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-15T18:35:47Z-
dc.date.available2021-06-15T18:35:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationEMILIANO, M. A da. S. O profissional de educação física no contexto da capoeira: realidade da cidade de Porto Velho. 2019. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3223-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profa. Dra. Tatiane Gomes Teixeira.pt_BR
dc.description.abstractA capoeira é considerada uma prática corporal e cultural afro-brasileira que surgiu no Brasil durante o período escravocrata. Ela tem conquistado grande reconhecimento ao longo dos anos. É praticada por várias classes sociais e em diversos locais, como clubes, escolas, academias e projetos sociais. Para o ensino da capoeira, não é obrigatório que o professor tenha graduação em Educação Física. O presente estudo teve como objetivo investigar se e como o Profissional de Educação Física está inserido nos grupos de capoeira da cidade de Porto Velho. Também foi objetivo pesquisa verificar como ocorre a organização da capoeira na cidade de Porto Velho. A pesquisa teve caráter qualitativo, observacional transversal e descritivo. Participaram da pesquisa quatro professores/mestres de capoeira, com idade entre 32 e 42 anos. Como instrumentos da coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa evidenciou que na cidade de Porto Velho existem cerca de 15 grupos de capoeira, mas apenas quatro são considerados atuantes. Crianças e adolescentes são o público-alvo dos grupos. Até o momento da pesquisa, somente um grupo tinha professor de capoeira graduado em Educação Física responsável pelas aulas. Quanto aos mestres, apenas um grupo possuía mestre graduado em Educação Física. Sobre o potencial impacto da formação em Educação Física para ministrar aulas de capoeira, as opiniões foram divergentes. Diante dos resultados encontrados, pode-se observar que a inserção do profissional de Educação Física na capoeira da cidade de Porto Velho é muito pequena, quase inexistente. Apesar de ser um campo de atuação oportuno ao profissional de Educação Física, ainda não tem sido muito explorado. Talvez isso se deva à falta de prática e graduação na capoeira. Para os praticantes da capoeira da cidade de Porto Velho, esta realidade pode significar mais problemas relacionados à organização das aulas e riscos de lesões, vez que o conhecimento dos responsáveis pelas aulas pode estar limitado às técnicas da luta. Diante desta realidade, julgamos que, a curto prazo, parcerias entre graduados em Educação Física e professores de capoeira poderiam beneficiar os praticantes. No campo científico, recomenda-se que estudos futuros busquem explorar se a ausência de formação interfere, de fato, nas aulas. Acompanhar esse processo de inserção do profissional em questão também se mostra importante.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.titleO profissional de educação física no contexto da capoeira: realidade da cidade de Porto Velhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

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