Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3225
Título: Os benefícios e os motivos da prática do método pilates realizado por adultos da cidade de Porto Velho - RO
Autor(es): Mendes, Aline Botelho
Palavras-chave: Método pilates
Benefícios
Motivos
Data do documento: 2018
Citação: MENDES, A. B. Os benefícios e os motivos da prática do método pilates realizado por adultos da cidade de Porto Velho - RO. 2018. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates o Método Pilates é um sistema alternativo de movimento que ensina as pessoas a conhecerem e respeitarem os seus corpos. Embora o Método Pilates tenha se popularizado recentemente, não é de hoje que ele é utilizado por atletas,e pessoas que buscam melhor condicionamento físico. Assim, o presente estudo buscou analisar o Método Pilates, seus benefícios e motivos da prática. A análise dos dados foi realizada de maneira descritiva com qualidade qualitativa, através da descrição de cada pergunta aberta com o objetivo de investigar qual os benefícios e os motivos dos alunos pela procura. Participaram do estudo 36 alunos do Studio de Pilates, “Mais Ativa”, localizado na zona Sul da cidade de Porto Velho, Rondônia. Os resultados encontrados mostraram que os principais benefícios encontrados com a prática do Método Pilates são: melhora de dores no corpo e disposição diária (37,20%), flexibilidade, concentração e força (20,3%), condicionamento físico (8,4%), e postura e equilíbrio (17%). Concluiu–se com o presente estudo que 100 % dos entrevistados acreditam que o Método Pilates trás benefícios para a saúde, bem como que 58,30% dizem buscar este Método visando a melhoria da saúde. Portanto, a busca pela prática do Método Pilates está relacionada a melhorias na saúde e seus benefícios se dão exatamente neste sentido.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Prof.ª Dra. Sílvia Teixeira Pinho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3225
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ALINE_BOTELHO_MENDES.pdf675,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.