Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3232
Título: Nível de atividade física e estresse percebido em funcionários de Unidade de Terapia Intensiva em Porto Velho - RO: relação com motivação para o desempenho de tarefas funcionais
Autor(es): Santos, Rômulo Félix Gomes dos
Palavras-chave: Atividade física
Estresse
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, R. F. G. dos. Nível de atividade física e estresse percebido em funcionários de Unidade de Terapia Intensiva em Porto Velho - RO: relação com motivação para o desempenho de tarefas funcionais. 2019. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: A atividade física (AF) é defendida, juntamente com outros fatores, como um importante elemento na promoção da saúde e qualidade de vida (QV) da população. São muitos os seus benefícios, sejam eles físicos ou mentais. Os profissionais de saúde são indivíduos bastante afetados pelo estresse, visto que se expõem a grandes cargas de pressão no ambiente de trabalho. No contexto hospitalar, as Unidades de Terapia Intensivas (UTI), são ambientes particularmente estressantes, destinados ao atendimento de doentes em estado grave ou de risco, que requerem assistência médica e de enfermagem permanente, além de equipamentos e máquinas utilizadas para o controle e monitoramento dos níveis vitais do paciente interno nesse ambiente hospitalar. (RODRIGUES; FERREIRA, 2011). Objetivo: investiga o nível de estresse e a sua associação com a prática de atividade física, entre os funcionários de UTI. Método: Estudo do tipo descritivo e correlacional realizado com 32 funcionários. O nível e a incidência de estresse foram avaliados por meio da Escala de Estresse Percebido (EPS-10). Para a avaliação do nível de atividade física utilizou-se o International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Estatística: O procedimento estatístico seguiu três passos fundamentais, o primeiro com a procedência de verificação da normalidade dos dados (Man Whitney Test), o segundo em referência a análise descritiva feita em correspondência à média e desvio padrão dos dados e com a determinação de frequência verificada por meio de porcentagem simples. O terceiro momento foi destinado à feitura de estatística inferencial com o uso do teste Qui-quadrado no procedimento de comparação entre a prevalência de estresse e atividade física, seguindo-se com a correlação de Spearman. Todos os testes estatísticos foram realizados com referência à significância de 5% e executados com o uso do programa Prism Stat 5.0. Resultados: os resultados mostra que 32 dos profissionais são em sua maioria mulheres (65,65%), com media de idade de 35 anos, os ativos e muito ativos são 62,50%, com o estresse percebido de nível baixo, e motivação insuficiente. Conclusão: Uma predominância do sexo feminino os funcionários apresentaram um bom nível de atividade física, uma percepção do nível de estresse, contudo apresentou motivação nível 1 sendo à base de todas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. PhD Vernon Furtado da Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3232
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NIVEL_DE_ATIVIDADE_FISICA_E_ESTRESSE_PERCEBIDO_EM_FUNCIONARIOS_DE_UNIDADE_DE_TERAPIA_INTENSIVA.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.