Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3233
Título: Dificuldades encontradas pelos professores de educação física no ensino fundamental na cidade de Porto Velho
Autor(es): Silva, Lizabeth Jeffryes Lima Reis Filha
Palavras-chave: Atuação profissional
Professor
Educação física escolar
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, L. J. L. R. F. Dificuldades encontradas pelos professores de educação física no ensino fundamental na cidade de Porto Velho. 2019. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: A educação é uma das áreas que mais enfrenta desafios e conflitos políticos e econômicos na sociedade moderna, em constante mudança. Com a Educação Física escolar, não é diferente. Desta forma, o objetivo nessa pesquisa identificar as dificuldades enfrentadas pelo profissional de Educação Física e escolas da rede pública e privada, de ensino fundamental, na cidade de Porto Velho-RO. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados interpretados por meio das técnicas de análise de discurso e análise de conteúdo. O levantamento revelou que a maior queixa dos professores de escolas públicas, na prática escolar, está relacionada à questão estrutural, como falta de espaço adequado e recursos materiais. Nas escolas particulares, por outro lado, as queixas encontram-se relacionadas à carga horária insuficiente da disciplina, o sedentarismo dos estudantes e a complexidade em seguir o seu planejamento, por conta de questões organizacionais internas (administrativas). Tais dificuldades impactam diretamente a qualidade do trabalho desenvolvido por esses profissionais e, consequentemente, o processo ensino aprendizagem dos estudantes. Para proporcionar melhorias nesse sentido, deve-se criar e consolidar espaços apropriados a prática desportiva no ambiente escolar, bem como desenvolver políticas e mantê-las atualizadas sobre temas que envolvem a rotina e a prática docente em sua totalidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Daniel Delani.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3233
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___LIZABETH_JEFFRYES_LIMA_REIS_FILHA_SILVA___ANEXOS.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.