Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lizabeth Jeffryes Lima Reis Filha-
dc.date.accessioned2021-06-16T21:12:39Z-
dc.date.available2021-06-16T21:12:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, L. J. L. R. F. Dificuldades encontradas pelos professores de educação física no ensino fundamental na cidade de Porto Velho. 2019. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3233-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Daniel Delani.pt_BR
dc.description.abstractA educação é uma das áreas que mais enfrenta desafios e conflitos políticos e econômicos na sociedade moderna, em constante mudança. Com a Educação Física escolar, não é diferente. Desta forma, o objetivo nessa pesquisa identificar as dificuldades enfrentadas pelo profissional de Educação Física e escolas da rede pública e privada, de ensino fundamental, na cidade de Porto Velho-RO. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados interpretados por meio das técnicas de análise de discurso e análise de conteúdo. O levantamento revelou que a maior queixa dos professores de escolas públicas, na prática escolar, está relacionada à questão estrutural, como falta de espaço adequado e recursos materiais. Nas escolas particulares, por outro lado, as queixas encontram-se relacionadas à carga horária insuficiente da disciplina, o sedentarismo dos estudantes e a complexidade em seguir o seu planejamento, por conta de questões organizacionais internas (administrativas). Tais dificuldades impactam diretamente a qualidade do trabalho desenvolvido por esses profissionais e, consequentemente, o processo ensino aprendizagem dos estudantes. Para proporcionar melhorias nesse sentido, deve-se criar e consolidar espaços apropriados a prática desportiva no ambiente escolar, bem como desenvolver políticas e mantê-las atualizadas sobre temas que envolvem a rotina e a prática docente em sua totalidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-06-16T12:30:40Z No. of bitstreams: 1 TCC___LIZABETH_JEFFRYES_LIMA_REIS_FILHA_SILVA___ANEXOS.pdf: 2180811 bytes, checksum: 27d69df4fbb220d4380a26533ec516ed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-06-16T21:12:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC___LIZABETH_JEFFRYES_LIMA_REIS_FILHA_SILVA___ANEXOS.pdf: 2180811 bytes, checksum: 27d69df4fbb220d4380a26533ec516ed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-06-16T21:12:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC___LIZABETH_JEFFRYES_LIMA_REIS_FILHA_SILVA___ANEXOS.pdf: 2180811 bytes, checksum: 27d69df4fbb220d4380a26533ec516ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-16T21:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC___LIZABETH_JEFFRYES_LIMA_REIS_FILHA_SILVA___ANEXOS.pdf: 2180811 bytes, checksum: 27d69df4fbb220d4380a26533ec516ed (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleDificuldades encontradas pelos professores de educação física no ensino fundamental na cidade de Porto Velhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___LIZABETH_JEFFRYES_LIMA_REIS_FILHA_SILVA___ANEXOS.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.