Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3235
Título: Espaços públicos de esporte e lazer no município de Porto Velho: análise das necessidades e potencialidades
Autor(es): Moura, Thiago Augusto Rodrigues
Palavras-chave: Esporte
Lazer
Zoneamento
Data do documento: 2019
Citação: MOURA, T. A. R. Espaços públicos de esporte e lazer no município de Porto Velho: análise das necessidades e potencialidades. 2019. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Espaços públicos de esporte e lazer são locais com algum tipo de infraestrutura que possibilitam a execução de modalidades esportivas e/ou de lazer, cujo acesso da população se dê de maneira livre. São escassos os estudos voltados a este tipo de espaço público. Esta escassez se amplia quando se faz referência à região Norte do Brasil e alcança patamares ainda mais elevados quando se pensa em Rondônia. De igual modo, não abundam os estudos voltados ao mapeamento destes espaços. Objetivo do estudo: Elaborar um atlas dos espaços destinados ao esporte e ao lazer no município de porto velho e realizar análise de suas necessidades e potencialidades. Método: O estudo é parte de um projeto mais amplo denominado “Políticas Públicas de Esporte e Lazer do Estado de Rondônia: Diagnóstico das necessidades e potencialidades”. Para identificação inicial dos espaços, foram considerados os dados fornecidos pelas Secretarias Municipal e Estadual de Esporte e Lazer. As coletas das informações espaciais se deram através de navegação por GPS e os aspectos qualitativos foram levantados através de visitas aos locais e registros em diários de campo. Para a análise dos dados, utilizou-se de imagens de satélites acessíveis para validação dos pontos em ambiente SIG (Sistema de informação geográfica). O aplicativo computacional ArcGIS foi selecionado para a construção de uma base de dados geográficos. Resultados: Na cidade de Porto Velho foram localizados 45 espaços de esporte e lazer, distribuídos da seguinte forma: Zona 1: 4 espaços; Zona 2 e 5: 4 espaços respectivamente; Zona 3: 12 espaços; Zona 4: 14 espaços e Zonas NI (Não identificadas por número pelo Banco de Dados dos Setores Censitários do IBGE de 2015) Urbana e Rural: 6 espaços e 1 espaço respectivamente. Conclusão. Os resultados apontam discrepâncias quantitativas na distribuição das áreas de esporte e lazer na cidade de Porto Velho. Além disso concluise que os locais situados em zonas centrais da cidade estão melhor assistidos pelo poder público que os situados em zonas periféricas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Ramón Núñes Cardenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3235
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___THIAGO_AUGUSTO_RODRIGUES_MOURA.pdf8,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.