Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3236
Título: Relação da prevalência de atividade física, sofrimento psíquico e estresse dos agentes penitenciários: um estudo de caso no município de Porto Velho - Rondônia
Autor(es): Santos, Lindomar de Melo dos
Palavras-chave: Agente penitenciário
Atividade física
Sofrimento psíquico
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, L. de. M. dos. Relação da prevalência de atividade física, sofrimento psíquico e estresse dos agentes penitenciários: um estudo de caso no município de Porto Velho - Rondônia. 2017. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: Os agentes penitenciários são responsáveis pela guarda dos indivíduos encarcerados e estão constantemente expostos a agressões, ameaças, possibilidades de rebeliões, onde correm o risco de serem mortos ou reféns. A natureza estressante e perigosa dessa profissão, associado ao sedentarismo pode repercutir na saúde física e mental desses profissionais. O presente estudo teve como objetivo verificar a relação da prevalência atividade física, sofrimento psíquico e estresse dos agentes penitenciários da casa de detenção José Mario Alves da Silva - Urso Branco. Esta é uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 25 agentes penitenciários plantonistas do gênero masculino com média de idade 36 anos (± 5). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Questionário Internacional de Atividade Física –IPAQ; Self Report Questionnaire - SRQ-20 e o Inventário de Sintomas de estresse para Adultos de Lipp (ISSL). Diante das respostas obtidas nos questionários contatou-se com relação ao nível de atividade física uma prevalência de 44% dos agentes penitenciários ativos, 40% irregularmente ativos, 16% sedentário. Com relação ao estresse, observou-se uma prevalência de 52%, sendo que destes, 4% estavam na fase de alerta, 32% na fase de resistência e 16% na fase de exaustão. Já o sofrimento psíquico a prevalência foi 32%. Quando analisado a associação entre o nível de atividade física e estresse não foi encontrado uma relação estatisticamente significativa entre os agentes penitenciários insuficientemente ativos e o com estresse, mas foi observado uma tendência a associação, uma vez que 64,29% dos agentes penitenciários insuficientemente ativos estavam com estresse e dos ativos 36%. Apesar de não ter sido encontrado uma relação estatisticamente significativa entre o nível de atividade física e o sofrimento psíquico, observou-se uma tendência a associação, uma vez que 42,86% dos indivíduos insuficientemente ativos estavam com sofrimento psíquico e apenas 18,18% dos ativos possuíam esse distúrbio. Os agentes penitenciários do Urso Branco apresentam um alto índice de sofrimento psíquico, de estresse e mais da metade são insuficientemente ativos. Esses resultados são preocupantes e estratégias urgentes precisam ser adotadas nessa casa de detenção, pois seus funcionários correm um alto risco de obterem doenças graves.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Prof.ª Dra. Angeliete Garcez Militão.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3236
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LINDOMAR_DE_MELO_DOS_SANTOS.pdf801,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.