Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3242
Título: Análise da produtividade de raízes finas para estimativas do estoque de carbono em um trecho de floresta primária de terra firme na Amazônia Ocidental
Autor(es): Albrigo, Nayara dos Santos
Palavras-chave: Florestas tropicais
Ciclo biogeoquímico
Rondônia
PAR
Fotografias hemisféricas
Data do documento: 2021
Citação: ALBRIGO, Nayara dos Santos. Análise da produtividade de raízes finas para estimativas do estoque de carbono em um trecho de floresta primária de terra firme na Amazônia Ocidental.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná. 2021.
Resumo: CO2é essencial para a fotossíntese e crescimento das plantas, assim, florestas surgem como prestadoras de serviços ambientais, consistindo em importante forma de mitigação das mudanças climáticas. Neste cenário, levando-se em conta a importância das raízes finas para o ciclo do carbono, devido à sua curta vida útil e à alta taxa de decomposição, faz-se necessário o conhecimento e análise dos gradientes ambientais que possam influenciar no crescimento radicular e na dinâmica amazônica. Assim, o objetivo do estudo foi analisar o estoque de carbono a partir da produção de raízes finas em 1 ha de floresta primária de terra firme na Reserva Biológica do Jaru/RO. As metodologias empregadas na determinação de carbono em matéria orgânica são oriundas de adaptações de análises de solo e, a quantificação de carbono a partir da biomassa das raízes finas é componente importante nos estudos de estimativa do estoque de carbono. Para averiguar quais fatores influenciam no desenvolvimento radicular e na produtividade e estoque de carbono das raízes finas, utilizou-se dados da biomassa seca das raízes coletadas em 16 pontos alocados no interior da área supracitada, a cada três meses entre maio/2016 e maio/2019, totalizando 3 ciclos de coletas. Para fins de análise e comparação foram utilizados dados meteorológicos fornecidos pelo Programa LBA. Verificou-se ainda a influência da radiação fotossinteticamente ativa e abertura do dossel a partir de fotografias hemisféricas, a fim de ampliar as informações sobre a dinâmica ecossistêmica amazônica. Com base nos resultados, constatou-se que a floresta estudada estoca cerca de 5,24 Mg.C.ha-1.ano-1 em suas raízes; a variável hídrica não é a principal influenciadora da dinâmica ecossistêmica do fluxo de carbono na área; a vegetação estudada está em processo de sucessão ecológica natural, se tratando de um sumidouro de carbono, haja vista sua heterogeneidade e a constante produção de biomassa das raízes finas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Orientador: Prof.º Igor Georgios Fotopoulos. Coorientador: Eng. Ambiental e Sanitarista Mayk Sales
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3242
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Nayara_Albrigo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.