Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3244
Título: Discurso e argumentação: um estudo de caso sobre artigos de opinião produzidos por alunos do ensino médio da cidade de Feijó, ACRE
Autor(es): Lima, Adriana Alves de
Palavras-chave: Artigo de opinião
Gênero discurso
Argumentação
Data do documento: 2017
Citação: LIMA, Adriana Alves de. Discurso e argumentação: um estudo de caso sobre artigos de opinião produzidos por alunos do ensino médio da cidade de Feijó, ACRE. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2017.
Resumo: Este trabalho, pertencente à área teórica dos estudos descritivos e aplicados de língua, tem como objetivo examinar como se constituem os sujeitos discursivos nos artigos de opinião produzidos por alunos da educação básica para Olimpíada de Língua Portuguesa do Programa Escrevendo o Futuro. Como objetivos específicos, analisamos (i) como as condições de produção e o interdiscurso afetam os sujeitos discursivos produtores de artigo de opinião e como assumem suas formações ideológicas por meio da função - autor; (ii) os elementos linguísticos, com exame e determinação de um padrão da estruturação retórica do artigo de opinião escolar e, ainda, (iii) os operadores argumentativos e o pluralismo argumentativo dos corpora. Partimos da hipótese de que os textos produzidos pelos alunos no âmbito da OLP configuram-se como gênero textual artigo de opinião e podem contribuir para a constituição do sujeito discursivo na esfera escolar. A metodologia adotada para a análise dos dados foi a do modelo CARS proposto por Swales (1990), em consonância com os setes passos da metodologia proposta por Vijay K. Bhatia (1993), os quais nos dão suporte na pesquisa acerca de como ensinar a escrita dos gêneros discursivos em sala de aula. A análise foi dividida em cinco etapas, nas quais se distribuíram os elementos sócio-discursivos e os linguístico-estruturais que determinam a argumentatividade. Desse modo, dez artigos produzidos para o concurso de escrita passaram por esse processo de análise. Assim, obtiveram-se informações no que diz respeito às duas posições ideológicas dentro da formação discursiva escolar e também com as dificuldades que os alunos têm na utilização das unidades retóricas que apontam as regularidades nos artigos analisados, nos quais, foram observadas informações significativas dentro da estrutura do gênero: os operadores argumentativos, a estrutura retórica, pluralismo argumentativo, bem como uma conversa informal com uma professora de língua portuguesa. A análise dos corpora mostrou que o ensino do gênero artigo de opinião enquanto prática discursiva contribui para a formação cidadã e participativa dos alunos. Desta forma, acreditamos que esta pesquisa contribui para o ensino do gênero artigo de opinião, em que se apresenta um ensino de língua com enfoque nos elementos linguístico-estruturais e discursivos, porém, sobretudo, ressalta-se o ensino da argumentação presente nesse gênero.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. Dr.ª Lusinilda Carla Pinto Martins.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3244
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Adriana Alves de Lima.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.