Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3246
Título: Conhecendo a cultura haitiana através das parêmias
Autor(es): Ramos, Elizete
Palavras-chave: Cultura haitiana
Parêmias
Imigração
Data do documento: 2018
Citação: RAMOS, Elizete. Conhecendo a cultura haitiana através das parêmias. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: As parêmias, como formato de manifestação da linguagem, são esqueletos que estão profundamente ligadas à cultura e à história linguística de uma comunidade. O processo de assimilação dessas parêmias e seu consequente uso implica o ressurgimento de um pensamento que atravessou o tempo e regressou à vida pelo ato da enunciação. O objetivo geral deste trabalho é analisar como as parêmias podem contribuir para um conhecimento de alguns aspectos da cultura haitiana, em especial a educação, a religião e a política. Foi realizado um levantamento pela Web das parêmias utilizadas para a pesquisa e quais apresentavam contextos reais de uso. Dessas, delimitamos 43 parêmias para o inventário. Os colaboradores verificaram se conheciam e faziam uso destas parêmias em seu cotidiano e, a partir destes escopos, classificamos e separamos as que mostram a imagem do Haiti sobre a educação, a religião e a política. O núcleo teórico para realizar tais propostas foi formado pelos estudos culturais e estudos discursivos, assim como o instrumental de análise. Para sustentar os argumentos, destacamos os conceitos sobre língua, expressões e fraseologismos (OBELKEVICH, 1997; VELLASCO, 1996; ORTIZ ALVAREZ, 1997 e CORPAS PASTOR, 1996), o elemento africano (ALEXIS, 1970) e a história de Porto Velho (HARDMAN, 2005). A partir da análise das parêmias confirmamos que essas manifestações passadas de geração em geração podem ser utilizadas para conhecimento da cultura de um povo.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Prof.ª Dra. Odete Burgeile.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3246
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação entrega pdf.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.