Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3248
Título: Narrativas, cosmogonia e re-existência indígena em toadas do Festival Folclórico de Parintins / AM
Autor(es): Oliveira, Cila Mariá Ferreira Fonseca de
Palavras-chave: Narrativas indígenas
Análise estrutural
Cosmogonia
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Cila Mariá Ferreira Fonseca de. Narrativas, cosmogonia e re-existência indígena em toadas do Festival Folclórico de Parintins / AM. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de investigação toadas de boi-bumbá do festival folclórico de Parintins, no estado do Amazonas, que versam sobre as narrativas, a cosmogonia e a reexistência indígenas. O objetivo geral é analisar narrativas indígenas sob o formato de toadas de boi-bumbá, e destacar por meio dessas histórias, além de características poéticas e estruturais, elementos que representam a visão cosmogônica dos povos indígenas e a luta e preservação de sua cultura, crenças, tradição e história. E, como objetivos específicos: analisar estruturalmente a constituição das narrativas indígenas sob o formato de toadas de boi-bumbá usando como referência os estudos de Barthes, Genette, e, principalmente, Tzvetan Todorov; destacar as características cosmogônicas dos mitos indígenas de origem da criação do mundo embasadas em Stuart Hall, Paes Loureiro, Homi Bhabha, Mircea Eliade, Umusῖ Pãrõkumu e Tõrãmũ Kẽhíri, Vegini e Kopenawa & Albert; e, por último, ressaltar o contexto histórico do processo colonial nas Américas com ênfase na Amazônia brasileira com base em José Ribamar Bessa Freire, Darcy Ribeiro e Tzvetan Todorov, abordando a questão da re-existência indígena fundamentada na crítica pós-colonialista de Albert Memmi, Walter Mignolo, Neide Gondim e Frantz Fanon. Para esses propósitos, utilizei, como base, o método da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, e como suporte, a metodologia sociopoética apresentando a possibilidade de confluência entre o rigor científico e o imaginário poético da região Amazônica. Como resultado, observei que é possível analisar toadas de boi-bumbá que versam sobre narrativas indígenas à luz da teoria da análise estrutural da narrativa; que os elementos característicos da visão cosmogônica indígena são a representação de pertencimento, identidade, tradição e cultura; e, que a abordagem sobre a re-existência indígena, sob o enfoque do pós-colonialismo, deixa como propósito uma mensagem de preservação e luta ainda necessárias no que tange aos direitos dos indígenas em re-existirem em sua própria terra, mantendo vivas sua cultura, tradição e identidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Valdir Vegini.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3248
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Cila_Final.pdf30,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.