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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3248
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Cila Mariá Ferreira Fonseca de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-19T01:20:12Z | - |
dc.date.available | 2021-06-19T01:20:12Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cila Mariá Ferreira Fonseca de. Narrativas, cosmogonia e re-existência indígena em toadas do Festival Folclórico de Parintins / AM. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3248 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Valdir Vegini. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto de investigação toadas de boi-bumbá do festival folclórico de Parintins, no estado do Amazonas, que versam sobre as narrativas, a cosmogonia e a reexistência indígenas. O objetivo geral é analisar narrativas indígenas sob o formato de toadas de boi-bumbá, e destacar por meio dessas histórias, além de características poéticas e estruturais, elementos que representam a visão cosmogônica dos povos indígenas e a luta e preservação de sua cultura, crenças, tradição e história. E, como objetivos específicos: analisar estruturalmente a constituição das narrativas indígenas sob o formato de toadas de boi-bumbá usando como referência os estudos de Barthes, Genette, e, principalmente, Tzvetan Todorov; destacar as características cosmogônicas dos mitos indígenas de origem da criação do mundo embasadas em Stuart Hall, Paes Loureiro, Homi Bhabha, Mircea Eliade, Umusῖ Pãrõkumu e Tõrãmũ Kẽhíri, Vegini e Kopenawa & Albert; e, por último, ressaltar o contexto histórico do processo colonial nas Américas com ênfase na Amazônia brasileira com base em José Ribamar Bessa Freire, Darcy Ribeiro e Tzvetan Todorov, abordando a questão da re-existência indígena fundamentada na crítica pós-colonialista de Albert Memmi, Walter Mignolo, Neide Gondim e Frantz Fanon. Para esses propósitos, utilizei, como base, o método da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, e como suporte, a metodologia sociopoética apresentando a possibilidade de confluência entre o rigor científico e o imaginário poético da região Amazônica. Como resultado, observei que é possível analisar toadas de boi-bumbá que versam sobre narrativas indígenas à luz da teoria da análise estrutural da narrativa; que os elementos característicos da visão cosmogônica indígena são a representação de pertencimento, identidade, tradição e cultura; e, que a abordagem sobre a re-existência indígena, sob o enfoque do pós-colonialismo, deixa como propósito uma mensagem de preservação e luta ainda necessárias no que tange aos direitos dos indígenas em re-existirem em sua própria terra, mantendo vivas sua cultura, tradição e identidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-06-17T19:32:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Cila_Final.pdf: 31036851 bytes, checksum: e791ba5d883ec4714e3874ba24435a55 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Narrativas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural | pt_BR |
dc.subject | Cosmogonia | pt_BR |
dc.title | Narrativas, cosmogonia e re-existência indígena em toadas do Festival Folclórico de Parintins / AM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_Cila_Final.pdf | 30,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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