Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3255
Título: Análise dos códigos de conduta à luz das recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa: um estudo com as empresas de energia elétrica listadas na B3
Autor(es): Silva, Gabriel Gomes Freitas
Palavras-chave: Código de ética
Ética
Governança corporativa
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Gabriel Gomes Freitas. Análise dos códigos de conduta à luz das recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa: um estudo com as empresas de energia elétrica listadas na B3. 2021. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O código de conduta é um instrumento para a resolução dos conflitos de interesses existentes nas organizações, que pondera a cultura e os princípios em que está baseado, e apresenta caminhos para denúncias ou resolução de dilemas de ordem ética. O presente trabalho teve como objetivo verificar se as empresas de energia elétrica, listadas na Brasil, Bolsa, Balcão - B3, atendem as recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativo – IBGC, no que se refere ao conteúdo dos seus códigos de conduta. A amostra da pesquisa compreendeu 27 empresas do setor de energia elétrica que integram a B3. A pesquisa se configura como descritiva, análise de conteúdo, qualitativa e quantitativa. Após a análise dos resultados, foi possível identificar que existe um número significativo de adesão ao código de conduta atrelado as diretrizes da IBGC. Em média, 71% das empresas abordam, em seus códigos de conduta, os assuntos propostos. Ainda pode-se identificar que quatro assuntos foram totalmente aderidos em todos os códigos de conduta da amostra. Por fim, as práticas de governança cooperativa adotadas com embasamento no conjunto das 22 práticas recomendadas pelo IBGC permitiram compreender a importância do código de conduta para o desenvolvimento das organizações, especificamente no mercado de energia elétrica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis (DACCONT), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientadora: Prof.ª Ma. Lívia Maria da Silva Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3255
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento_0617449_Analise_dos_codigos_de_conduta_a_luz_das_recomendacoes_do_Instituto_Brasileiro_de_Governanca_C.pdf866,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.