Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3256
Título: Gestão contábil: aplicação das técnicas contábeis para a pecuária na amazônia
Autor(es): Ribeiro, Paulo Jorge Martins
Palavras-chave: Contabilidade da pecuária
Ativos biológicos
Valor justo
Data do documento: 2021
Citação: RIBEIRO, Paulo Jorge Martins. Gestão contábil: aplicação das técnicas contábeis para a pecuária na amazônia. 2021. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo, analisar as normas de contabilidade aplicada à pecuária na Amazônia como forma de maximização dos seus resultados, de acordo com o que estabelece a legislação como características básicas dentro das atividades pecuárias, além de destacar através dos trabalhos analisados as regras das normas e sua aplicabilidade à pecuária, baseandose no CPC 29(Comitê de Pronunciamento Contábeis) – Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas,tradução do IAS 41(International Accounting Standard 41 – Agriculture. O CPC 29, foi concebido através do processo de confluência às Normas Internacionais de Contabilidade com base no IAS 41. Neste aspecto, esse pronunciamento contábil, que fora atualizado em 2009, elaborado a partir do IAS41, será o direcionador da nossa pesquisa, tendo como características básicas dentro das atividade pecuárias, a capacidade de mudança, o gerenciamento de mudança e por fim, a mensuração da mudança em relação aos Ativos Biológicos, estabelecendo assim, a mudança do custo histórico pelo Valor Justo. Com a intenção e a ambição em buscar respostas satisfatórias, afim de contribuir para o debate, levantando aspectos relevantes em relação a análise, mensuração e avaliação dos novos e contemporâneos procedimentos técnicos dos ativos biológicos, foi levantada a seguinte questão: Qual contribuição, o CPC 29/IAS 41, pode oferecer na melhoria dos resultados da atividade pecuária na Amazônia ? Neste contexto, é possível direcionar o trabalho proposto, como forma de compreender as normas contábeis e sua aplicabilidade à pecuária na Amazônia, fundamentado metodologicamente em caráter documental teórico e bibliográfico, com recursos exploratório do tema, favorecendo o aumento do conhecimento, enriquecido com a experiência dos 1 principais autores da área. De acordo com as normas do CPC 29/IAS 41, são demonstrados os ganhos e perdas provenientes da variação de preço de mercado e da mudança física dos animais avaliados. Os resultados demonstram clareza na maximização econômica e no desempenho da entidade quando tem seus ativos avaliados pelo Valor Justo. Na análise da série histórica de preços, através do valor de mercado ativo, observa-se uma variação positiva na oscilação do preço da arroba do boi gordo, que por si só, já garante ganhos econômicos. Além disso, os ativos são avaliados pelo ganho adquirido em seu desenvolvimento natural, conforme analisados nos exemplos propostos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis (DACCONT), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Dr. Josmar Almeida Flores.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3256
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento_0617455_V._1.7___GESTAO_CONTABIL_APLICACAO_DAS_TECNICAS_CONTABEIS_PARA_A_PECUARIA_NA_AMAZONIA___FINAL.pdf546,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.