Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3264
Título: A influência do exercício físico de caminhada no controle da depressão de indivíduos dependentes do tabaco
Autor(es): Santos, Lilia Jarina Almeida Martins dos
Palavras-chave: Exercício
Caminhada
Depressão
Tabaco
Data do documento: 2021
Editor: Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida | Vol.13| Nº. 1| Ano 2021| p. 4
Citação: SANTOS, Lilia Jarina Almeida Martins dos. A influência do exercício físico de caminhada no controle da depressão de indivíduos dependentes do tabaco. Revista Cpaqv – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, [s. l], p. 2-13, 2021. Quadrimestral. Disponível em: http://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs-2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=view&path%5B%5D=710.
Resumo: O tabagismo é considerado uma doença crônica e pode estar diretamente relacionado a doenças mentais, como ansiedade e depressão. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a “influência do exercício físico de caminhada no controle da ansiedade e depressão de indivíduos dependentes do tabaco”. A fim de alcançar os objetivos propostos na pesquisa, foi realizado um estudo experimental com 10 indivíduos dependentes do tabaco, que aceitaram participar do programa de caminhada. Foi aplicado o Teste de Cooper para avaliar a capacidade aeróbica, o Inventário de Depressão e Ansiedade de Aaron Beck, para identificar sintomas de depressão e ansiedade. Também, foi utilizado o monoxímetro, para identificar os níveis de monóxido de carbono nos pulmões dos participantes. Foi possível verificar a influência positiva do exercício físico de caminhada no controle da depressão de indivíduos dependentes do tabaco, melhorando a capacidade aeróbica dos praticantes, no controle da depressão, ansiedade e na diminuição de monóxido de carbono nos pulmões.
Descrição: Artigo Científico publicado no Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida - Revista Cpaqv, como requisito final para obtenção do título de graduação superior.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3264
ISSN: 2178-7514
Aparece nas coleções:Educação Física (Artigos de Periódicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Lilia_Jarina.pdf442,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.