Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGalvão, Sandy Marques de Pina-
dc.date.accessioned2021-06-21T16:02:01Z-
dc.date.available2021-06-21T16:02:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGALVÃO, Sandy Marques de Pina. A arte no cotidiano escolar enquanto possibilidade de acesso aos bens e equipamentos culturais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3265-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia.Orientadora: da Profª Ma. Neidimar Vieira Lopes Gonzales.pt_BR
dc.description.abstractA Arte pode ser identificada de várias formas no cotidiano, mas é através das aulas de Arte que os indivíduos ampliam os diversos conhecimentos a respeito do ambiente artístico, das manifestações que envolvem a Arte e de como essa pode ser utilizada durante a vida. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo geral de: verificar como são as aulas de Arte nos Anos Iniciais do ensino Fundamental e se oportunizam o acesso aos bens e equipamentos culturais aos estudantes; identificar no plano de ensino de Arte quais os conteúdos e a metodologia usada pela professora; identificar se os estudantes dos anos iniciais já frequentaram os espaços dos bens culturais municipais e quais são os equipamentos culturais existentes no município de Ji-paraná. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, nas bases de dados Scielo e Google Scholar para levantar os conceitos teóricos da arte. Esta é uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Para levantamento dos dados usamos como instrumento um questionário com questões abertas aplicado a uma professora de Arte de uma escola municipal, aos 16 alunos do quinto Ano do Ensino Fundamental no qual a professora leciona e ao diretor da Fundação Cultural do município. Os dados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo e ao final foi possível observar que os bens culturais são fundamentais para que o conhecimento seja expandido e elevado a um nível que vai além da teoria aprendida em sala de aula. Sendo assim, conclui-se que o professor tem um papel imprescindível no ensino de Arte para que o conhecimento vá além do currículo e dos livros didáticos. Os bens e equipamentos culturais são fundamentais para que as crianças vejam na prática como a Arte e a cultura acontecem. Conclui-se que os resultados alcançados com a pesquisa mostram que o professor precisa incluir no seu planejamento, bem como no currículo escolar, atividades que proporcionem aos alunos o acesso aos bens e equipamentos culturais, por se tratar da realidade cultural local. Os dados apontaram que não são todos os alunos que têm acesso aos bens e equipamentos culturais de sua cidade, justificando com os mais variados motivos, tais como: por falta de recursos financeiros, pelo isolamento causado pela pandemia, por falta de tempo da família e por desconhecimento. De certa forma, os equipamentos e bens culturais do município contribuem para o desenvolvimento da formação do aluno, porém a escola precisa explorar mais o ambiente cultural da cidade com visitação e participação nos eventos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-06-21T16:02:01Z No. of bitstreams: 1 TCC_SANDY_MARQUES_FINAL.pdf: 4802035 bytes, checksum: 33b8a93fed17900078ba8ddcca751064 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-21T16:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_SANDY_MARQUES_FINAL.pdf: 4802035 bytes, checksum: 33b8a93fed17900078ba8ddcca751064 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectBens culturaispt_BR
dc.subjectEquipamentos culturaispt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectJi-Paranápt_BR
dc.titleA arte no cotidiano escolar enquanto possibilidade de acesso aos bens e equipamentos culturaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SANDY_MARQUES_FINAL.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.