Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3267
Título: Estilizações ortográficas da escrita nas redes sociais on-line
Autor(es): Chiullo, Elaine Porto
Palavras-chave: Fonética
Fonologia
Ortografia
Data do documento: 2019
Citação: CHIULLO, Elaine Porto. Estilizações ortográficas da escrita nas redes sociais on-line. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2019.
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as adaptações ortográficas presentes na escrita do português brasileiro (PB) veiculado em textos escritos informais das redes sociais da internet. O corpus é constituído de palavras e expressões com escrita estilizada que recupera características da realização oral e da correspondência nãobiunívoca entre os grafemas e o valor fonêmico das letras, presentes nos comentários de grupos de Facebook e Twitter. A coleta ocorreu no período de dezembro de 2017 a julho de 2019. As palavras do corpus foram divididas por categorias e subcategorias, organizadas em quadros conforme o processo de adaptação da palavra, seguido do contexto aplicado, a palavra ortográfica, a transcrição fonética (presumida) e a transcrição fonológica. A partir das transcrições realizadas, foi possível fazer análises fonológicas fundamentadas em trabalhos de Cagliari (2002), Massini-Cagliari e Cagliari (1999) e Scliar-Cabral (2003), entre outros autores. Investigaram-se fenômenos de adaptação das palavras que resultam em palavras estilizadas com padrões não usuais de escrita do Português Brasileiro a fim de que sirvam como dispositivos de manifestação estilística/expressiva para apontar certos efeitos emocionais, conduzir a leitura para sotaques característicos de algumas variantes do idioma ou modo específico de falar de alguma variante do idioma.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. Dra. Natália Cristine Prado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3267
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chiullo_2019_Estilizações_ortográficas_da_escrita_nas_redes_sociais_On-line.pdf8,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.