Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3273
Título: Análise das instalações elétricas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Getúlio Vargas
Autor(es): Souza, Gilson Eduardo Saiter de
Palavras-chave: Instalações elétricas
Projeto
Normas
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Gilson Eduardo Saiter de. Análise das instalações elétricas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Getúlio Vargas. 2021. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Este trabalho aborda a temática dos conceitos de implementação física dos componentes das ligações elétricas, estabelecendo conexão entre a fonte geradora de energia elétrica e as cargas elétricas. Seu conteúdo traz uma sequência de passos para elaboração de projetos de instalações elétricas prediais, dispondo de orientações, fórmulas matemáticas, valores e instruções normativas aplicáveis a um projeto, colaborando para que a segurança destas instalações elétricas seja garantida por representarem o meio de ligação entre a rede de distribuição da concessionária fornecedora de energia elétrica e os equipamentos elétricos por ela alimentados. As edificações da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Getúlio Vargas foram adotadas como objeto de estudo. A finalidade deste trabalho é auxiliar o projetista a fazer um planejamento básico para tornar um projeto de instalações elétricas mais objetivo e prático. Neste sentido, foi realizado um levantamento completo das condições atuais das instalações elétricas da instituição e a partir do roteiro desenvolvido neste trabalho, foi elaborado um projeto de instalações elétricas que atende todos os requisitos normativos e considera particularidades quanto à utilização das mesmas. Portanto, a concepção do projeto de instalações elétricas demonstra o resultado da aplicação de toda a metodologia proposta. A colaboração desse trabalho por meio dos resultados revela ainda a urgente necessidade de realizar melhorias nas instalações elétricas da instituição através de uma reforma completa, de modo que as novas instalações proporcionem conforto, confiabilidade e segurança aos seus usuários e aos equipamentos elétricos nela conectados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Dr. Lucas Feksa Ramos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3273
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.