Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3277
Título: Análise de geradores axiais: ímã permanente e indução autoexcitado
Autor(es): Almeida, Moisés Galileu Oliveira de
Palavras-chave: Geradores axiais
ímã permanente
Indução autoexcitado
Data do documento: 2020
Citação: ALMEIDA, Moisés Galileu Oliveira de. Análise de geradores axiais: ímã permanente e indução autoexcitado. 2020. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Resumo: Uma máquina elétrica é dita de fluxo axial quando, a direção do fluxo magnético é paralelo a sentido de rotação e a corrente por sua vez, flui no sentido radial. A máquina elétrica de fluxo axial tem a característica particular de sua topologia ser em formas de discos. Diante do exposto, este trabalho demonstra a análise de geradores axiais, e testes. Primeiro foi feito um resumo bibliográfico acerca de máquinas elétricas de forma geral. O desenvolvimento do trabalho se deu com a abordagem de aspectos construtivos de uma máquina elétrica, suas classificações e características. Ainda sobre o desenvolvimento, este também compreendeu o comparativo entre uma máquina elétrica de fluxo axial e radial. A análise de geradores axiais: ímã permanente e indução autoexcitado, iniciou-se com o estudo de cada gerador, bem como, seus aspectos construtivos e características de topologia de ambos. Ao final, foram feitos ensaios em cada gerador, com o objetivo de se obter parâmetros como: corrente, tensão, frequência e forma de onda gerada. Os resultados obtidos demonstraram que o gerador axial de ímã permanente, teve o funcionamento de forma satisfatória, levando em consideração que o mesmo, gerou correntes e tensões para todos os espaçamentos e também para todas as velocidades testadas. Para o gerador axial de indução auto-excitado, por sua vez, foram feitos ensaios como motor para levantamentos dos parâmetros da máquina, tais como: tensão, corrente, resistência do estator, fator de potência, velocidade síncrona do motor e velocidade do rotor. Foram realizados os ensaios com tensão CC em duas fases do estator do MI, ensaios com tensão alternada em vazio e com rotor bloqueado. Os testes do MI demonstraram aquecimento excessivo do estator, o que pode estar ligado ao material de ferro utilizado no mesmo, bem como a alta corrente de partida e também as próprias características construtivas da máquina.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos Duarte Ricciotti; Coorientador(a): Prof.ª Me. Viviane Barrozo da Silva Duarte Ricciotti.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3277
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Moises_Galileu_Oliveira_de_Almeida_1.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.