Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3280
Título: Perspectiva pós-colonial do processo de colonização do Território do Guaporé durante a segunda guerra mundial, analisado a partir de cartas trocadas entre o piloto norte americano McHenry e Aluízio Ferreira
Autor(es): Lima, Jória Baptista de Souza
Palavras-chave: Carta
Território do Guaporé
Colonização
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Jória Baptista de Souza. Perspectiva pós-colonial do processo de colonização do Território do Guaporé durante a segunda guerra mundial, analisado a partir de cartas trocadas entre o piloto norte americano McHenry e Aluízio Ferreira. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: A partir da perspectiva pós-colonial nos propomos a analisar o período histórico da exploração da borracha no Território do Guaporé, já no seu segundo ciclo, portanto, século XX durante a 2ª Guerra Mundial e sua relação com o processo de colonização e seus mecanismos de dominação. A pesquisa se dá a partir de um corpus determinado que representa um fragmento dos fatos e pensamentos que circulavam naquele período através de uma carta cujo autor é o piloto norte americano McHenry, para seu amigo brasileiro Aluízio Ferreira, primeiro Diretor da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho. Pretendemos, a partir da análise desta carta, reconstruir um pedaço da nossa história local que revela como se deu o contato entre as pessoas que já habitavam esta região e os demais que para cá vieram com o intuito de buscar melhores condições de vida, de enriquecer ou de servir aos interesses de seu país de origem. Este trabalho tem por escopo teórico a crítica pós colonialista sustentada pelos autores: Edward Said, Aimé Césaire, Frantz Fanon, Gayatri Spyvak, Bill Ashcroft, Memmi, Stuart Hall, Neide Gondim, Santiago Castro-Gómez, Walter Mignolo, Aníbal Quijano e outros que se debruçaram sobre antigas e novas formas de dominação. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo a partir do uso da metodologia da análise de conteúdo. A hipótese pesquisada versa sobre a utilização do mesmo modus operandi dos processos de colonização e mecanismos de dominação no Território do Guaporé tal como ocorreu nos séculos XIX e XX em países como África e Índia. Chegamos à conclusão de que pela perspectiva pós-colonial, o processo de colonização das terras do Território do Guaporé foi semelhantes a outros modelos de colonização de países do chamado terceiro mundo, com exploração das riquezas minerais e do povo nativo por meio de mecanismos compostos por aparelhamento ideológico complexo, através de um colonialismo epistemológico, do poderio militar, emprego de altos recursos financeiros estrangeiros, forte aparato tecnológico, manipulação de informações, uso da religião e como consequência uma deculturação e desfiliação identitária de povos tradicionais. Uma imposição cultural excludente e discriminatória.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. Dra. Sonia Maria Gomes Sampaio.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3280
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação texto final ficha.pdf14,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.