Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3287
Título: Discursos de imigrantes haitianos sobre o Haiti : regularidades e dispersões
Autor(es): Brito, Meire Jane Mendonça
Palavras-chave: Imigração haitiana
Identidade
Regularidade
Data do documento: 2018
Citação: BRITO, Meire Jane Mendonça. Discursos de imigrantes haitianos sobre o Haiti : regularidades e dispersões. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: O objeto desta dissertação é a análise dos discursos de imigrantes haitianos residentes em Porto Velho. A migração, como questão da nossa investigação gerou a seguinte questão norteadora: A reterritorialização para Porto Velho alterou o curso identitário dos haitianos em relação ao pertencimento à pátria? O objetivo geral foi analisar, pela ótica da análise de discurso de linha francesa, os comentários de haitianos e haitianos residentes em Porto Velho, sobre o hino nacional do Haiti e sobre a bandeira do país caribenho. Especificamente, buscamos: a) Descrever elementos da memória presentes nos enunciados expressos pelos haitianos; b) Levantar aspectos da identidade e pertencimento ao país de origem em discursos de sujeitos haitianos e c) Detectar as formações discursivas nos discursos desses sujeitos, descrevendo as regularidades e as dispersões nas interpretações feitas pelos imigrantes sobre o hino nacional e sobre a bandeira do Haiti. Caracterizamos este estudo como sendo do tipo qualitativo e, como método de análise, utilizamos a Análise do Discurso de linha francesa. O corpus do nosso trabalho é constituído por entrevistas e conversas de cinco sujeitos haitianos reterritorializados em Porto Velho. O tema das entrevistas e conversas versou, principalmente sobre três temáticas, quais sejam: uma relacionada ao hino nacional haitiano, outra relacionada à história da bandeira haitiana e, por fim, uma relacionada aos sentimentos dos imigrantes em relação ao país de origem – Haiti. Os principais referenciais que fundamentaram a pesquisa foram os estudos de Canclini (2003), Castells (2008) e Lastinge (2004) sobre identidade e pertencimento, de Gregolin (1995), Orlandi (2006) e Foucault (1969) sobre análise de discurso e de Samora (2015), Handerson (2015), Cotinguiba (2014) e Cotinguiba e Pimentel (2015) a respeito de estudos de migração. A análise dos dados aponta para regularidades discursivas da valorização do hino haitiano como símbolo de liberdade e de luta dos seus antepassados. Dispersivamente, ainda pudemos notar que ouvir no “novo” território a língua creole falada no Haiti, é ativado um sentimento de saudade e nostalgia entre os imigrantes reterritorializados em Porto Velho.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Prof. PhD Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3287
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MEIRE.PDF1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.