Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3300
Título: Análise contrastiva do processo de formação identitária do sujeito surdo e do sujeito homoafetivo
Autor(es): Silva, Marcelo Ranzula da
Palavras-chave: Sujeito surdo
Sujeito homossexual
Análise
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Marcelo Ranzula da. Análise contrastiva do processo de formação identitária do sujeito surdo e do sujeito homoafetivo. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: O sujeito surdo e o sujeito homoafetivo fazem parte de minorias que, visivelmente, são discriminadas. O preconceito não possui critérios. Dentro do processo de descoberta até a solidificação da autoaceitação, esses dois sujeitos trilham caminhos dolorosos, desde a família, passando pela religião, escola e culminando na autonegação. A presente dissertação teve como objetivos conceituar sujeito surdo e sujeito homoafetivo, abordar como se dá a formação identitária desses sujeitos, ao apresentar as diferenças e semelhanças dentro dela com ênfase no âmbito da família, da escola e da religião e, por fim, analisar o contraste do processo dessa formação do sujeito surdo e do sujeito homoafetivo. O estudo em questão é de cunho qualitativo, sendo caracterizado pela leitura e análise interpretativa da linguagem de textos através dos autores(as) Modesto (2008/2011) sobre a relação e o processo de descoberta até a aceitação de si próprio pelo sujeito homoafetivo, Hall (2003) que estuda a identidade e suas nuances, Perlin (2008) que discute as culturas surdas e suas identidades, juntamente com Strobel (2008), bem como a utilização das bíblias Bíblia de Jerusalém, King James Almeida Revisada Imprensa Bíblica e Bíblia de Estudos/Teologia Inclusiva. A primeira etapa se constitui em fazer uma breve explanação sobre a história de ambos os sujeitos dentro de sua historicidade. Na segunda etapa fez-se a análise contrastiva para verificar semelhanças e diferenças. Após a aplicação destas, os resultados se afunilaram naturalmente para a semelhança entre ambos os sujeitos, suas dificuldades e a superação diária do preconceito. A análise mostra, sobretudo, que ainda existe o silenciamento dessas classes, provando a importância de se abrir espaço para que seja possível saber que existe um sujeito surdo e um sujeito homossexual, e que isso é invariavelmente um fato.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. Dra. Sonia Maria Gomes Sampaio
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3300
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - MARCELO RANZULA DA SILVA.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.