Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marcelo Ranzula da-
dc.date.accessioned2021-07-09T18:48:10Z-
dc.date.available2021-07-09T18:48:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Ranzula da. Análise contrastiva do processo de formação identitária do sujeito surdo e do sujeito homoafetivo. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3300-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. Dra. Sonia Maria Gomes Sampaiopt_BR
dc.description.abstractO sujeito surdo e o sujeito homoafetivo fazem parte de minorias que, visivelmente, são discriminadas. O preconceito não possui critérios. Dentro do processo de descoberta até a solidificação da autoaceitação, esses dois sujeitos trilham caminhos dolorosos, desde a família, passando pela religião, escola e culminando na autonegação. A presente dissertação teve como objetivos conceituar sujeito surdo e sujeito homoafetivo, abordar como se dá a formação identitária desses sujeitos, ao apresentar as diferenças e semelhanças dentro dela com ênfase no âmbito da família, da escola e da religião e, por fim, analisar o contraste do processo dessa formação do sujeito surdo e do sujeito homoafetivo. O estudo em questão é de cunho qualitativo, sendo caracterizado pela leitura e análise interpretativa da linguagem de textos através dos autores(as) Modesto (2008/2011) sobre a relação e o processo de descoberta até a aceitação de si próprio pelo sujeito homoafetivo, Hall (2003) que estuda a identidade e suas nuances, Perlin (2008) que discute as culturas surdas e suas identidades, juntamente com Strobel (2008), bem como a utilização das bíblias Bíblia de Jerusalém, King James Almeida Revisada Imprensa Bíblica e Bíblia de Estudos/Teologia Inclusiva. A primeira etapa se constitui em fazer uma breve explanação sobre a história de ambos os sujeitos dentro de sua historicidade. Na segunda etapa fez-se a análise contrastiva para verificar semelhanças e diferenças. Após a aplicação destas, os resultados se afunilaram naturalmente para a semelhança entre ambos os sujeitos, suas dificuldades e a superação diária do preconceito. A análise mostra, sobretudo, que ainda existe o silenciamento dessas classes, provando a importância de se abrir espaço para que seja possível saber que existe um sujeito surdo e um sujeito homossexual, e que isso é invariavelmente um fato.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-07-09T18:47:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - MARCELO RANZULA DA SILVA.pdf: 2077762 bytes, checksum: 14fe2655e0227ec2a2b035f8aca8e1f5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-07-09T18:48:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - MARCELO RANZULA DA SILVA.pdf: 2077762 bytes, checksum: 14fe2655e0227ec2a2b035f8aca8e1f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-09T18:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - MARCELO RANZULA DA SILVA.pdf: 2077762 bytes, checksum: 14fe2655e0227ec2a2b035f8aca8e1f5 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSujeito surdopt_BR
dc.subjectSujeito homossexualpt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.titleAnálise contrastiva do processo de formação identitária do sujeito surdo e do sujeito homoafetivopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - MARCELO RANZULA DA SILVA.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.