Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3301
Title: A educação de jovens e adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná/RO
Authors: Ramos, Michelle Damas
Keywords: EJA
Pandemia
Covid-19
Rondônia
Issue Date: 2021
Citation: Ramos, Michelle Damas. A educação de jovens e adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná/RO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.
Abstract: Este trabalho aborda a temática Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná. A questão em foco, procura entender como acontece o processo de ensino-aprendizagem utilizando instrumentos de mediação tecnológica e outros recursos não presenciais na EJA em Ji-Paraná/RO e tem objetivo saber quais os desafios e as dificuldades apresentadas na prática docente, durante as aulas remotas, mediante o contexto de isolamento causado pela Covid-19. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de cunho qualitativo sendo necessário inicialmente fazer um levantamento dos trabalhos relacionados a modalidade da EJA no estado de Rondônia, a fim de conhecer as temáticas desenvolvidas e os dados referentes às buscas. Em sequência, foram realizados entrevistas com quatro docentes de duas escolas no município, para compreender como se dá o processo ensino-aprendizagem do estudante da EJA, durante a pandemia. Para delinear o contexto político, social e histórico em que a EJA se insere, apoiamo-nos nas contribuições de Romão e Gadotti (2007), Di Pierro e Haddad (1994 e 2015) e no próprio Parecer CNE 11/2000. Após o delineamento, para fundamentar o trabalho foi utilizado, grandemente, Paulo Freire, que é um dos grandes percursores da EJA como educação crítica no Brasil. Todos os autores se destacam pela importância da interação, diálogo e leitura de mundo na prática de ensino do educador e da educadora da EJA. A fala dos professores durante as entrevistas, pode confirmar a importância da interação professor-aluno durante as atividades de ensino, o que é um dos pontos mais nevrálgicos com o ensino remoto. Além disso, destaca-se na pesquisa com os docentes, a desigualdade na educação dos alunos que têm acesso a tecnologia entre os que não têm recursos tecnológicos e acabam tendo como única opção, dar sequência ao processo escolar, por meio de atividades impressas disponibilizadas pelas escolas. Devido à falta de amparado da parte do Governo aos alunos economicamente desfavorecidos, o ensino-aprendizagem do estudante da EJA em tempo de pandemia se descaracteriza pela falta de interação, diálogo e equidade no acesso à tecnologia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Prof.ª Drª Isaura Isabel Conte.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3301
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michelle_Damas_Ramos (1).pdfTrabalho de Conclusão de Curso612,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.