Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3302
Título: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na percepção de uma mãe e de uma professora
Autor(es): Montanher, Luciane Ferreira
Palavras-chave: TDAH
Família
Professor
Escola
Data do documento: 2021
Citação: MONTANHER, Luciane Ferreira. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na percepção de uma mãe e de uma professora. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.
Resumo: No presente trabalho discorremos sobre o Tema Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no meio familiar e escolar. Esse transtorno se caracteriza por um comportamento desatento, hiperativo e impulsivo. Para muitos pode parecer um transtorno da atualidade, mas estudos confirmam que ele existe desde a antiguidade, tratando-se de um transtorno neurobiopsicossocial, podendo gerar consequências dolorosas se não identificado. O interesse para a pesquisa partiu da necessidade de se conhecer um pouco mais sobre o tema e entender a relevância na contribuição trazida para pessoas que possuem TDAH, e outro, frente as dificuldades que eu como mãe de TDAH vivenciei durante sua trajetória. O objetivo geral é mapear os desafios vivenciados por uma mãe de uma criança com TDAH e por uma professora do Ensino Fundamental I, de uma escola do Município de Ji-Paraná-RO. Os objetivos específicos foram conceituar TDAH, suas principais características e sintomas; compreender como foi o processo de desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com o transtorno; levantar qual a percepção do professor acerca do tema; e identificar qual metodologia usada em sala de aula para auxiliar o aluno com o transtorno. A pesquisa teve como base teórica os estudos de Silva (2009); Barkley (2002), Caliman (2010 entre outros. A coleta de dados foi feita através de entrevista de história oral de abordagem qualitativa, tendo uma mãe e uma professora como colaboradores da pesquisa, evidenciando as dificuldades enfrentadas em relação à falta de conhecimento sobre o TDAH onde relataram o quanto ainda é preciso avançar para que estas pessoas possam receber atendimento em ambiente escolar de acordo com suas especificidades.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia sob orientação da profª Ma. Neidimar Vieira Lopes Gonzales.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3302
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LUCIANE_MONTANHER.pdfTrabalho de Conclusão de Curso535,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.