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dc.contributor.authorMontanher, Luciane Ferreira-
dc.date.accessioned2021-07-26T10:45:29Z-
dc.date.available2021-07-26T10:45:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMONTANHER, Luciane Ferreira. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na percepção de uma mãe e de uma professora. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3302-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia sob orientação da profª Ma. Neidimar Vieira Lopes Gonzales.pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho discorremos sobre o Tema Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no meio familiar e escolar. Esse transtorno se caracteriza por um comportamento desatento, hiperativo e impulsivo. Para muitos pode parecer um transtorno da atualidade, mas estudos confirmam que ele existe desde a antiguidade, tratando-se de um transtorno neurobiopsicossocial, podendo gerar consequências dolorosas se não identificado. O interesse para a pesquisa partiu da necessidade de se conhecer um pouco mais sobre o tema e entender a relevância na contribuição trazida para pessoas que possuem TDAH, e outro, frente as dificuldades que eu como mãe de TDAH vivenciei durante sua trajetória. O objetivo geral é mapear os desafios vivenciados por uma mãe de uma criança com TDAH e por uma professora do Ensino Fundamental I, de uma escola do Município de Ji-Paraná-RO. Os objetivos específicos foram conceituar TDAH, suas principais características e sintomas; compreender como foi o processo de desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com o transtorno; levantar qual a percepção do professor acerca do tema; e identificar qual metodologia usada em sala de aula para auxiliar o aluno com o transtorno. A pesquisa teve como base teórica os estudos de Silva (2009); Barkley (2002), Caliman (2010 entre outros. A coleta de dados foi feita através de entrevista de história oral de abordagem qualitativa, tendo uma mãe e uma professora como colaboradores da pesquisa, evidenciando as dificuldades enfrentadas em relação à falta de conhecimento sobre o TDAH onde relataram o quanto ainda é preciso avançar para que estas pessoas possam receber atendimento em ambiente escolar de acordo com suas especificidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-07-26T10:45:29Z No. of bitstreams: 1 TCC_LUCIANE_MONTANHER.pdf: 547970 bytes, checksum: 657be5e77e844a686a2ada274e4f2eba (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na percepção de uma mãe e de uma professorapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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