Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3306
Título: Nível de satisfação dos atletas de uma academia de karatê no município de Porto Velho
Autor(es): Cândido, Carlos Eduardo Capistrano
Palavras-chave: Satisfação
Karatê
Atleta
Data do documento: 2018
Citação: CÂNDIDO, Carlos Eduardo Capistrano. Nível de satisfação dos atletas de uma academia de karatê no município de Porto Velho. 2018. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Após a introdução do karatê nas olimpíadas o esporte vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, a procura pela modalidade se tornou algo frequente comparado com a década passada. Diante disso, a fim de contribuir para o engrandecimento da modalidade, o estudo teve como objetivo verificar o nível de satisfação dos praticantes de karatê de uma academia no município de Porto Velho. Assim, pretende-se verificar através do Questionário de Satisfação em Atletas – QSA o nível de satisfação dos atletas de karatê e comparar a satisfação entre atletas do sexo masculino e feminino. Estes objetivos foram obtidos por meio de uma pesquisa descritiva, de cunho quantitativo. Foram identificados 12 participantes de karatê em uma academia no município de Porto Velho com idades entre 13 e 24 anos. Foi verificado que a satisfação com o rendimento apresenta (média=5,79 e desvio padrão=1,41), a satisfação com a liderança apresenta (md= 5,91 e dp=1,54), a satisfação com a equipe apresenta (md=5,90 e dp=1,38) e a satisfação com a dedicação pessoal apresenta (md=5,63 e dp=1,57). Foi observado que a satisfação com a liderança obteve a melhor pontuação entre os atletas, já a satisfação com a dedicação pessoal se mostrou a menor de todas. Também foi observado que atletas do sexo masculino obtiveram um maior resultado em todas as dimensões de satisfação comparado com atletas do sexo feminino, porém não houve uma diferença estatística significativa entre os mesmos. Verificou-se que uma atleta com a satisfação geral (md=3,57) desistiu da prática esportiva. Portanto, pode-se concluir que esses níveis de satisfação são de suma importância no desenvolvimento do atleta no esporte, sendo que os técnicos e dirigentes das equipes devem estar atentos a estas variáveis constantemente. Visto a escassez de estudos referente ao assunto novas pesquisas com esta temática devem ser realizadas nos demais estados brasileiros, ampliando o número de atletas, a fim de que os resultados possam auxiliar os técnicos, psicólogos e dirigentes das equipes, em busca de um melhor rendimento do atleta como um todo: físico, técnico, tático e psicológico.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. PhD. Ramón Núñes Cardenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3306
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ATLETAS DE UMA ACADEMIA DE KARATÊ NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO.pdf992,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.