Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3308
Título: O basquetebol no auxílio do comportamento de crianças e adolescentes praticantes
Autor(es): Filgueiras, Paulo Vitor da Rocha
Palavras-chave: Basquetebol
Comportamento
Ansiedade
Data do documento: 2018
Citação: FILGUEIRAS, Paulo Vitor da Rocha. O basquetebol no auxílio do comportamento de crianças e adolescentes praticantes. 2018. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Introdução: Tomando ideia desde o ingresso na universidade e forma na disciplina de Elaboração de Projetos de Pesquisa foi que surgiu essa proposta de trabalho. Para a significação deste, analisou-se a atual conjuntura econômica e política do país, que passando por inúmeros escândalos de corrupção detectados de formas sistêmicas a até pode-se dizer, endêmicas, observou-se que o poder aquisitivo e a situação monetária das famílias sofrem com essa recessão. Pensando nas crianças destas famílias como o futuro da nação, entendeu-se uma necessidade de intervenção para proporcioná-las um futuro menos obscuro e turbulento, mesmo que ajam fatores extremamente contrários. Objetivo: Baseado no exposto acima o objetivo do presente estudo foi investigar como o basquetebol influencia o comportamento de jovens de 14 a 20 anos em um projeto de intervenção na zona leste de Porto Velho – RO. Metodologia: Foi um estudo de intervenção com duração de um ano letivo (2017), com atividades envolvendo a modalidade de basquetebol de duas a três vezes por semana, com duração duas horas diária. Foi aplicado no término do estudo quatro questionários, de níveis socioeconômicos, mudança de comportamento, ansiedade e cooperação desportiva. Resultados: Em sua maioria os jovens do Projeto CÉU são classificados como de baixa renda considerando o número de moradores na mesma residência 74,2% < 3 (CSA). Demonstraram mudança para bom comportamento de acordo com o questionário aos responsáveis (QPR). Apresentaram baixos níveis de ansiedade antes e durante o jogo (SAS). Destacaram-se com altos níveis de cooperação tanto entre si quanto com os responsáveis (QCD). Conclusão: O basquetebol mostrou ser eficiente no auxílio do comportamento de jovens e crianças participantes, provocando adequação a valores morais e os mesmos ainda alteram o ambiente em que vivem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Edson dos Santos Farias.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3308
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PAULO FILGUEIRAS.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.