Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3309
Título: Estudo comparativo do potencial empreendedor de acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física na cidade de Porto Velho
Autor(es): Braga, Rodrigo Pereira
Palavras-chave: Empreendedorismo
Profissional de educação física
Potencial empreendedor
Data do documento: 2018
Citação: BRAGA, Rodrigo Pereira. Estudo comparativo do potencial empreendedor de acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física na cidade de Porto Velho. 2018. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Na atualidade, o Profissional de Educação Física, vem enfrentando mudanças significativas no contexto do mundo do trabalho. Diante do novo cenário é essencial para esta classe de profissionais desenvolver a habilidade empreendedora. Desta forma, este estudo teve o objetivo de investigar o potencial empreendedor dos acadêmicos do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Cidade de Porto Velho. O potencial empreendedor foi avaliado através da Escala de Avaliação do Potencial Empreendedor (SANTOS, 2008). A amostra foi composta por 61 estudantes de bacharelado (BA) e 101 de licenciatura (LI) em Educação física (total 162 acadêmicos), na faixa etária de 18 a 65 anos. Destes, 76 estavam na primeira metade (INI) e 86 estavam na segunda metade (FIN) do curso. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e inferencial. O teste de Wilcoxon MannWhitney (amostras independentes) foi utilizado para comparação dos grupos (BA versus LI; e INI versus FIN), utilizando-se o valor de p≤0,05 para indicação de significância estatística. Não foram encontradas diferenças no perfil empreendedor quando comparados os dados por tipo de curso (BA: 8,16 (± 1,16); (LI: de 8,23 (± 1,05), ou etapa do curso (INI: 8,23 (± 1,06); e FIN: 8,20 (± 1,12). Os resultados indicaram que 83%, ou seja, 134 respondentes apresentaram potencial empreendedor considerado Muito Forte, com escore de 8 até 10, conforme Santos (2010). Com estes resultados, conclui-se que independentemente da formação, se bacharelado ou licenciatura, ou etapa do curso, os acadêmicos se apresentaram potenciais empreendedores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Profª Drª Tatiane Gomes Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3309
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ultimo tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.