Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3311
Título: Local de atuação e nível de satisfação profissional de egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Lopes, Gilson Junior Oliveira
Palavras-chave: Educação física
Egresso
Satisfação no trabalho
Data do documento: 2018
Citação: LOPES, Gilson Junior Oliveira. Local de atuação e nível de satisfação profissional de egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rondônia. 2018. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: A satisfação profissional, seja qual for á área de atuação, é uma temática muito discutida e estudada atualmente, pois o nível de satisfação do individuo no trabalho pode se refletir na produção, qualidade do serviço prestado e bem estar do profissional. O local de atuação do graduado em Educação Física tem se expandido consideravelmente. Nas últimas décadas esse profissional conquistou espaços em setores e serviços diferenciados. Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar os locais de atuação e os níveis de satisfação profissional dos egressos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia. Trata-se de pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, cujos dados foram obtidos através de questionário semiestruturado próprio e da Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira (1995). A amostra foi definida por conveniência e viabilidade de acesso por parte do pesquisador. Foi composta de 58 egressos que se enquadraram nos critérios de inclusão. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial. Utilizou-se como valor de significância p<0,05. Os resultados da pesquisa evidenciam que o percentual maior de egressos (68,97%) está atuando em sua área de formação. Encontramos 24,14% que não trabalhavam na Educação Física e 6,90% que não estavam trabalhando. Verificou-se também que, dos locais de atuação profissional, os mais citados foram: escola, academia e clubes; e o que tem percentual maior de atuação é a escola (44,90%). De modo geral Constatou-se que os egressos estão classificados como indiferentes (4,62) de acordo com a escala de satisfação no trabalho de Siqueira (1995), mas em análise as dimensões isoladas, os profissionais obtiveram nível de satisfação com os colegas (5) e chefia (5). Não foram encontradas diferenças estatísticas de satisfação no trabalho entre o grupo de profissionais da área escolar (4,64) e não escolar (4,72), ambos classificados como indiferentes. Em análise as dimensões, os resultados apontam que o grupo escola está satisfeito com colegas, chefia e natureza do trabalho e demonstra indiferença quanto ao salário e promoções. Já o grupo academia/clube está satisfeito somente na dimensão colegas, indiferente com as promoções, chefia e natureza do trabalho; e insatisfeitos com o salário. Estes resultados sugerem que os egressos estão indiferentes em relação à satisfação no trabalho, independentemente do local e área de atuação. Desse modo não estão satisfeitos e nem insatisfeitos no trabalho. Já os atuantes na área escolar estão satisfeitos em mais dimensões (3) da escala de satisfação no trabalho, do que aqueles da área não escolar (1).
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Prof.ª Dra. Tatiane Gomes Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3311
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Locais de Atuação e Nível de Satisfação dos Egressos de EDF da UNIR.pdf617,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.