Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3312
Título: Correlação entre o índice de massa corporal e as capacidades físicas de idosas frequentadoras do Centro de Convivência do Idoso do município de Porto Velho
Autor(es): Leal, Tatiane Martins
Palavras-chave: IMC
Capacidade física
Envelhecimento
Data do documento: 2017
Citação: LEAL, Tatiane Martins. Correlação entre o índice de massa corporal e as capacidades físicas de idosas frequentadoras do Centro de Convivência do Idoso do município de Porto Velho. 2017. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: O envelhecimento populacional está ocorrendo no mundo inteiro, de forma acelerada. É um fenômeno natural, devido a alterações ocorridas ao longo do tempo na sociedade em geral. O objetivo do estudo foi investigar a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e as capacidades físicas de idosas frequentadoras do Centro de Convivência do Idoso (CCI-PVH). O estudo foi de caráter observacional, com recorte transversal e abordagem quantitativa. Participaram 23 idosas, que realizaram medida de peso e estatura e testes das capacidades funcionais (força, mobilidade, equilíbrio e flexibilidade). Os testes utilizados foram: Sentar e levantar de Rikili e Jones (1999), Equilíbrio Estático com controle visual proposto por Williams e Greene (1990), Sentar e alcançar adaptado de Wells e Dillon (1952), levantar e deslocar-se (em inglês timed up and go – TUG) de Podsiadlo e Richardson (1991). A análise estatística foi realizada no software estatístico ActionStat, utilizando testes da estatística descritiva e inferencial. A normalidade pelo teste de Shapiro Wilk. A correlação pelos testes de correlação de Pearson ou Spearman, conforme a distribuição dos dados. Foi adotado como valor de significância p≤0,05. Obtiveram os resultados do IMC de 28,2 ± 3,9 kg/m2 , equilíbrio de 20,4 ± 9,6 segundos, força de 18,8 ± 6,5 repetições, demonstraram flexibilidade de 2,6 ± 10,8 cm e mobilidade de 7,2 ± 2,0 segundos. As variáveis físicas e o IMC não se associaram, porém quando comparadas entre si associações significativas foram encontradas entre: força e equilíbrio, força e mobilidade, força e flexibilidade, equilíbrio mobilidade. Conclui-se que o IMC não possui correlação com as variáveis físicas estudadas, porém quando analisadas as capacidades físicas entre si encontra-se correlações significativas moderadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Prof.ª Dra. Tatiane Gomes Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3312
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Tatiane Leal.pdf6,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.