Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3318
Título: Sobrepeso e obesidade em crianças de seis a nove anos: curvas de referência da Organização Mundial da Saúde
Autor(es): Lopes, Manuela Havena Rosendo
Palavras-chave: Índice de Massa Corporal
Crianças
Obesidade
Data do documento: 2021
Citação: LOPES, OLIVEIRA, Manuela Havena Rosendo. Sobrepeso e obesidade em crianças de seis a nove anos: curvas de referência da Organização Mundial da Saúde. 2021. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O sobrepeso e obesidade, considerado o distúrbio nutricional mais importante nos países desenvolvidos, aumentaram nas últimas décadas em diversas regiões do mundo, principalmente no Brasil e países ocidentais. Com isso o objetivo do presente estudo é formular e comparar curva específica de índice de massa corporal (IMC) para crianças na faixa etária de seis a nove anos de idade com os valores normativos da Organização Mundial da Saúde de 2007, e mostrar o diagnóstico nutricional por meio da classificação dos percentis. Estudo transversal não probabilístico por conveniência. A amostra foi constituída de 800 crianças com pareamento randomizado simples por sexo realizado em Porto Velho, RO, 2018 e 2019. Foram realizadas medidas de peso e estatura para cálculo do IMC (kg/m2). O método LMS foi usado para construção das curvas. As curvas de referência de IMC/idade para meninas e meninos entre seis a nove anos de idade apresentaram excelente ajuste estatístico. A maioria das crianças do grupo masculino apresentam valores em cada percentil maior que o grupo feminino. Os percentis do IMC por idade e sexo foram maiores do presente estudo comparados com o referencial da OMS de 2007, em quase todos os percentis, principalmente do percentil P50 para cima. A prevalência de obesidade foi maior nos meninos em todas as idades de seis a nove anos. Os percentis de IMC para as crianças de seis a nove anos mostraram para ambos os sexos a partir do percentil P50 valores normativos maiores quando visualizados com os percentis de referência da Organização Mundial da Saúde de 2007. E os meninos de seis a nove anos estão mais pesados que as meninas. Portanto, curvas IMC locais e específicas da população devem ser desenvolvidas para avaliar o crescimento de crianças.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Edson dos Santos Farias.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3318
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_manuela_.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.