Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/332
Título: A problemática do sistema penitenciário nacional e suas possíveis soluções
Autor(es): Rodrigues, Alexandre Henriques
Palavras-chave: Sistema penitenciário
Ressocialização
Data do documento: 2007
Citação: RODRIGUES, Alexandre Henriques. A problemática do sistema penitenciário nacional e suas possíveis soluções. 2007. 114 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: Um tema que há muito vem sendo debatido sem que tenham sido sentidas melhorias é o sistema penitenciário, seus problemas são inúmeros e, em regra, conhecidos da população de maneira geral. O aumento acelerado da criminalidade e, em conseqüência, o aumento da população dos presídios tem minado os esforços no sentido de humanizar o sistema penitenciário e conferir-lhe caráter ressocializador em atenção à proposta legal feita para tal sistema, firmando, ainda, um compromisso social de reintegrar o criminoso à sociedade. As possibilidades, nesse sentido, não têm se mostrado favoráveis, motivo pelo qual sente-se a necessidade de buscar alternativas destinadas a contribuir para a melhoria do sistema penitenciário, não apenas no sentido de torná-lo eficaz, mas, também, no intento de diminuir-lhe os custos, uma vez que tal receita poderia ser destinada a outros fins. Em face da problemática ora evidenciada surgiu o interesse em desenvolver o presente estudo com a intenção de pesquisar possíveis alternativas válidas para a solução dos problemas constantes no sistema prisional pátrio. Assim, o principal objetivo da pesquisa consistiu na busca de alternativas para o sistema penitenciário, o que foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal, como exigência parcial para obtenção do Título de Bacharel em Direito. Orientador Prof. Esp. Antônio Paulo dos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/332
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE - monografia.pdf404,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador