Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3325
Título: Análise dos impactos do FNO no desenvolvimento socioeconômico do Estado de Rondônia no período de 2007 a 2016
Autor(es): Kashimoto, Gabriel Haruo Mariano
Palavras-chave: FNO
Desenvolvimento socioeconômico
Basa
Data do documento: 2018
Citação: KASHIMOTO, Gabriel Haruo Mariano. Análise dos impactos do FNO no desenvolvimento socioeconômico do Estado de Rondônia no período de 2007 a 2016. 2018. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Departamento Acadêmico de Administração, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta pesquisa trata da análise do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), e seus impactos no desenvolvimento do estado do Rondônia. O período estudado compreende a década entre 2007 e 2016, visto que são os dados mais recentes compilados pelo Banco da Amazônia S.A (BASA). Como objetivos específicos busca caracterizar o FNO e a sua aplicabilidade; investigar se existe diferenças no desenvolvimento econômico entre os estados alcançados pela aplicação do FNO; e verificar se o desenvolvimento socioeconômico no estado de Rondônia está de acordo com o proposto pelos índices socioeconômicos. Traz como aporte teórico a Teoria dos Polos de Crescimento de Perroux (1955), além de dados sobre a composição dos Fundos Constitucionais de Financiamento e Desenvolvimento Socioeconômico. Utilizou como procedimentos metodológicos levantamento bibliográfico e webliográfico. O método científico utilizado é o dedutivo, e sua natureza é básica com objetivo do estudo sendo descritivo, e abordagem qualiquantitativa. Os resultados apontam que no período pesquisado, os valores contratados do FNO chegaram a R$ 30,66 bilhões. Desse montante, Rondônia absorveu cerca de 22%. Também, observou-se que em Rondônia, dos valores contratados, 46,27% foi destinado ao setor rural e 53,73% para o setor não rural, demonstrando um certo equilíbrio. Por fim, constatou-se que o PIB rondoniense cresceu em média de 11,75% e o Índice de Gini teve um decréscimo ao decorrer do período estudado, demonstrando dessa forma que em Rondônia a distribuição de renda passou a ter um maior equilíbrio. Este estudo interessa à sociedade em geral e em particular aos gestores do FNO.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Administração (DADM), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientadora: Prof.ª Dra. Sandra da Cruz Garcia do Espírito Santo Aguiar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3325
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Haruo Mariano Kashimoto - Monografia.pdf719,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.