Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3327
Título: A influência da liderança na motivação: um estudo na Fundação Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Santos, Ainara Alícia Varjão dos
Palavras-chave: Liderança
Motivação
Instituição pública
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Ainara Alícia Varjão dos. A influência da liderança na motivação: um estudo na Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2018. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Departamento Acadêmico de Administração, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Quando se fala em administração de vontades individuais perante necessidades coletivas, emerge a figura do líder como representação do grupo, tanto para orientar quanto para decidir. O papel do líder é visto como sendo crucial ao ambiente organizacional, possibilitando maior motivação aos liderados. A liderança adequada ao perfil de cada liderado favorece no desempenho das atividades e ao alcance dos objetivos traçados. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a influência da liderança na motivação dos servidores das Pró-Reitorias da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), segundo a percepção dos mesmos. A fundamentação teórica baseou-se em Blake e Mouton para a liderança, e Maslow para a motivação. Trata-se de um estudo de caso, de natureza básica, com abordagem quantitativa. A amostra investigada foi composta por servidores ligados hierarquicamente aos Pró-Reitores da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Como instrumento de pesquisa para a coleta dos dados utilizou-se o questionário, os quais foram analisados por planilha da Microsoft Excel com apoio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, sendo realizada a correlação entre as médias de cada conjunto ou assertiva. Deste modo, constata-se que os estilos de liderança adotados pelos gestores das unidades estudadas apontam a existência de motivação nos liderados, possibilitando equilíbrio emocional para a realização de suas atividades na Instituição e a realização de seus objetivos particulares sem abrir mão dos objetivos da unidade. Também é possível inferir que há predominância de liderança situacional, com estilo Liberal e Gerência Meio-Termo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Administração (DADM), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Me. Wander Pereira de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3327
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Ainara Alícia Varjão dos Santos.pdf8,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.