Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3330
Título: Ética profissional: análise da percepção dos acadêmicos do Curso de Administração da UNIR-Campus Universitário José Ribeiro Filho
Autor(es): Rodrigues, Carlos André Sousa
Palavras-chave: Ética profissional
Ética nas organizações
Responsabilidade social
Data do documento: 2018
Citação: RODRIGUES, Carlos André Sousa. Ética profissional: análise da percepção dos acadêmicos do Curso de Administração da UNIR-Campus Universitário José Ribeiro Filho. 2018. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Departamento Acadêmico de Administração, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: A cobrança por posturas íntegras aos gestores pela sociedade evidencia a importância da ética no âmbito da administração, inclusive considerando que os riscos de reputação representam reais ameaças à sobrevivência das organizações e a integridade profissional dos tomadores de decisão. A ética deixa de ser um complemento para tornar-se uma necessidade para as organizações e de seus respectivos profissionais. Ademais, é notável o papel social requerido pelas organizações, não sendo mais suficiente o simples cumprimento de sua atividade econômica. A sociedade está atenta às organizações que exerçam algum tipo de ação social. Esta realidade gera a necessidade cada vez maior de profissionais que preencham essas lacunas na qual as organizações estão situadas, elevando a demanda por profissionais compromissados com os princípios éticos e morais. O presente estudo foi realizado com 58 acadêmicos do curso de administração de uma universidade pública federal, com o objetivo de descobrir a percepção destes sobre a temática da ética profissional. Para isso foram definidos objetivos específicos entre os quais buscaram identificar o perfil demográfico dos acadêmicos; identificar a percepção dos acadêmicos no tocante a dilemas éticos; e compreender as posições dos acadêmicos relativas a possíveis impasses éticos no futuro profissional. Em se tratando de metodologia, a presente pesquisa tem natureza básica, abordagem quantitativa, nos seus objetivos é descritiva e quantos aos procedimentos técnicos utilizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Os resultados desta pesquisa constataram que os acadêmicos ao se defrontarem com situações de impasse ético demonstraram possuir preocupação e consciência sobre as responsabilidades éticas e morais. Embora tenha sido registrada situações de neutralidade, não houve índice que apontasse para condutas aéticas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Administração (DADM), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientadora: Prof.ª Dra. Rosália Maria Passos da Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3330
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-CARLOS ANDRE SOUSA RODRIGUES - ADMINISTRAÇÃO.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.