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Título: Educação integral e currículo: o vivido e o concebido por professores de uma escola de ensino médio de tempo integral em Porto Velho-RO
Autor(es): Cabral, Anna Paula Johnson
Palavras-chave: Educação Integral
Protagonismo juvenil
Currículo
Data do documento: 2021
Citação: CABRAL, Anna Paula Johnson. Educação integral e currículo: o vivido e o concebido por professores de uma escola de ensino médio de tempo integral em Porto Velho-RO. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: A educação integral, compreendida como concepção que deve garantir o desenvolvimento dos indivíduos em suas múltiplas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural, insere-se, dentre os inúmeros fatores que podem concorrer para a melhoria da qualidade da educação. Por conseguinte, na Meta 06 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), tem-se como proposta “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) estudantes da educação básica” (BRASIL, 2014).Tomando como referência a perspectiva de construir relações para o desenvolvimento humanístico, no sentido de potencializar e proporcionar ao estudante, plenas condições para que possa desenvolver-se em todas as dimensões, elege-se como questão problematizadora a seguinte indagação: “Como ou até que ponto o currículo ofertado pelos professores no ensino de tempo integral, proporciona ao educando condições para que possa desenvolver-se em suas múltiplas dimensões? Considerando que, juntamente com todos os demais sujeitos no processo educativo os professores têm a principal responsabilidade de desenvolver o conhecimento para a formação plena dos futuros cidadãos, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar se o currículo ofertado pelos professores no ensino médio de tempo integral proporciona ao educando condições para que possa desenvolver-se como sujeito ativo, em suas múltiplas dimensões. No que tange à metodologia proposta, esta pesquisa é do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, efetivada no período de maio a junho de 2020, por meio de entrevista realizada com doze professores, que atuam em uma unidade escolar de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI), pertencente à Rede Estadual de Educação, do município de Porto Velho – RO. Em virtude do momento de enfrentamento à pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), pelo qual passa a humanidade, sendo necessário, obedecer as medidas de distanciamento social e controle para fins de prevenção e preservação da vida, as aulas presenciais foram suspensas impossibilitando a realização de forma presencial da investigação proposta, no entanto, a Diretora (intermediadora), sugeriu a utilização de um questionário online aos professores que seriam entrevistados para a coleta de informações para a pesquisa. Os dados obtidos foram organizados em seis categorias de análise, criadas a priori, em conformidade com os questionamentos elencados na investigação, a saber: Categoria I - Currículo da Educação Integral; Categoria II - Pressupostos do Currículo no Ensino Médio de Tempo Integral; Categoria III - Crescimento pessoal e social do educando; Categoria IV - Metodologias e Práticas Educativas Inovadoras; Categoria V - Experiências de Ensino e de Aprendizagem vividas nas salas de aula; Categoria VI - Desafios para a formação de um sujeito ativo. Os resultados revelam que os professores concebem que, no currículo da educação integral, o jovem estudante torna-se o centro do processo educativo e consegue elaborar o seu projeto de vida que o inspira a ser protagonista de sua própria história. Evidencia-se também que o currículo de educação integral poderá materializar-se ao ser desenvolvido com base nos conhecimentos e habilidades, vividos e socializados em sala de aula. Sobre as práticas educativas e metodologias inovadoras, os professores realizam seu trabalho baseados em metodologias ativas e práticas diversificadas. Acerca dos desafios apontados pelos professores para a operacionalização de um currículo de educação integral em escola de tempo integral, o maior desafio é a adaptação, tanto por parte do estudante, quanto do professor, no que concerne a uma prática a qual se alterna entre ser cooperativa e possibilitadora da autonomia do aluno, incentivando o protagonismo juvenil. Diante de tais resultados, conclui-se que o currículo no Ensino Médio de Tempo Integral traz um novo sentido educacional: desenvolver-se para a formação de um sujeito ativo, numa perspectiva multidimensional, o que aponta a necessidade de se repensar o currículo ofertado nas escolas de ensino regular.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante França.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3335
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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