Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Santos, Elizete Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T18:43:06Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T18:43:06Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, E. R. Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO. 2013, 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dra. Ilka de Oliveira Mota. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa monografia foi realizada com o intuito de delinear as especificidades que constituem os processos de alfabetização e letramento. Com base na bibliografia pesquisada, vimos que embora apresentem diferenças, os mesmos não podem ser dissociados, ou seja, um completa o outro. Devido às muitas especulações e confusões referentes a esse tema, surgiu a ideia de pesquisar e buscar respostas para muitas indagações sobre este tema. Para isso, trabalhamos com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia, a fim de compreender os sentidos de alfabetização e letramento presentes na fala e prática pedagógica dos professores envolvidos na pesquisa. Pudemos observar que para os professores não há diferença entre letramento e alfabetização, o que apaga a especificidade de cada um. O estudo em pauta foi realizado com pesquisa bibliográfica em livros impressos e sites de buscas em acervos de entidades confiáveis de autores renomados sobre o assunto, sendo produtivos às questões que levantamos. Realizamos pesquisa de campo na escola eleita por nós a fim de compreender as questões entorno da alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-04T01:27:30Z No. of bitstreams: 1 Santos, Elizete Ribeiro dos.pdf: 1301428 bytes, checksum: d009ab9d9da9b7c360ff779b63c62bae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-16T18:38:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Santos, Elizete Ribeiro dos.pdf: 1301428 bytes, checksum: d009ab9d9da9b7c360ff779b63c62bae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-10-16T18:43:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos, Elizete Ribeiro dos.pdf: 1301428 bytes, checksum: d009ab9d9da9b7c360ff779b63c62bae (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.subject | Alfabetização - Letramento | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino público - Professores | pt_BR |
dc.title | Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos, Elizete Ribeiro dos.pdf | Leitura de dados | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.