Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSantos, Elizete Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2014-10-16T18:43:06Z-
dc.date.available2014-10-16T18:43:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, E. R. Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO. 2013, 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dra. Ilka de Oliveira Mota.pt_BR
dc.description.abstractEssa monografia foi realizada com o intuito de delinear as especificidades que constituem os processos de alfabetização e letramento. Com base na bibliografia pesquisada, vimos que embora apresentem diferenças, os mesmos não podem ser dissociados, ou seja, um completa o outro. Devido às muitas especulações e confusões referentes a esse tema, surgiu a ideia de pesquisar e buscar respostas para muitas indagações sobre este tema. Para isso, trabalhamos com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia, a fim de compreender os sentidos de alfabetização e letramento presentes na fala e prática pedagógica dos professores envolvidos na pesquisa. Pudemos observar que para os professores não há diferença entre letramento e alfabetização, o que apaga a especificidade de cada um. O estudo em pauta foi realizado com pesquisa bibliográfica em livros impressos e sites de buscas em acervos de entidades confiáveis de autores renomados sobre o assunto, sendo produtivos às questões que levantamos. Realizamos pesquisa de campo na escola eleita por nós a fim de compreender as questões entorno da alfabetização e letramento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-04T01:27:30Z No. of bitstreams: 1 Santos, Elizete Ribeiro dos.pdf: 1301428 bytes, checksum: d009ab9d9da9b7c360ff779b63c62bae (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-10-16T18:38:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Santos, Elizete Ribeiro dos.pdf: 1301428 bytes, checksum: d009ab9d9da9b7c360ff779b63c62bae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-16T18:43:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos, Elizete Ribeiro dos.pdf: 1301428 bytes, checksum: d009ab9d9da9b7c360ff779b63c62bae (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.subjectAlfabetização - Letramentopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino público - Professorespt_BR
dc.titleSentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Elizete Ribeiro dos.pdfLeitura de dados1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.