Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3341
Título: Otimização de conjugação de nanopartículas de ouro (AuNPs) para a detecção de melamina
Autor(es): Lima, Andressa Goes da Silva
Palavras-chave: Nanopartículas de ouro
Melamina
MTT
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Andressa Goes da Silva. Otimização de conjugação de nanopartículas de ouro (AuNPs) para a detecção de melamina. 2018. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Departamento Acadêmico de Química, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Atualmente, os métodos mais comuns de análise de Melamina são por meio de técnicas instrumentais de alto custo e tempo de processamento. No entanto, utilização de nanopartículas de ouro como sensor colorimétrico é um método mais simples e rápido para a detecção de melamina, baseadas no reconhecimento molecular na superfície de nanopartículas de ouro conjugadas a um composto específico de reação, e como consequência a mudança de cor das nanopartículas de vermelho para roxo. A melamina pode induzir a agregação de nanopartículas de ouro (AuNPs) conjugada a um derivado do ácido cianúrico (MTT, 1-(2-mercaptoetil)- 1,3,5-triazina-2,4,6-triona) para a interação específica com a Melamina, e resulta na mudança de cor de vermelho-vinho para roxo ou azul, o que proporciona uma plataforma para a detecção colorimétrica rápida da Melamina. Neste trabalho foram realizadas otimizações de conjugações (AuNPs-MTT) considerando os parâmetros, tais como; pH e concentração do MTT para uma melhor estabilização na superfície das AuNPs. A otimização da estabilização do conjugado (AuNPs-MTT) foi obtida no pH 8 e do MTT na concentração de 0,05 µM. Assim, este conjugado fortemente estável foi utilizado para a detecção da Melamina pelo método colorimétrico e comprovado espectrofotometricamente nas concentrações de 0 até 300 ppm. A detecção quantitativa da melamina teve um limite de detecção de 75 ppm, a qual foi realizada em um período de 30 minutos desde o procedimento de conjugação até a detecção final. O método proposto de conjugação (AuNPs-MTT) para detecção da Melamina poderá ser utilizado como um sensor colorimétrico para realizar experimentos in loco no rastreio de adulterante de melamina em produtos lácteos, ou concentrados proteicos, por exemplo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Química (DAQ), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientadora: Profa. Dra. Maribel Elizabeth Funes Huacca.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3341
Aparece nas coleções:Química (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANDRESSA GOES DA SILVA LIMA.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.