Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3351
Título: Reciclagem: uma análise da geração de renda e inclusão social a partir do lixo reciclável e dos catadores da COOPERCATAR do Município de Cacoal (RO)
Autor(es): Toledo, Saiara Gerlaine Silva
Palavras-chave: Lixo
Reciclagem
Inclusão social
Geração de renda
Data do documento: 2019
Citação: TOLEDO, Saiara Gerlaine Silva. Reciclagem: uma análise da geração de renda e inclusão social a partir do lixo reciclável e dos catadores da COOPERCATAR do Município de Cacoal (RO). 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2019.
Resumo: É importante destacar que a história do lixo acompanha a história da humanidade, todavia a partir da revolução industrial que trouxe consigo uma vertiginosa demanda de mercado, o lixo tornou, por óbvio, uma realidade crescente e logo preocupante para a sociedade. Sabe-se que desde que se percebeu a crescente presença dos resíduos sólidos, surgiu também à necessidade de reflexão sobre o destino adequado a ser dado ao lixo, tendo em vista os danos que este, causa a natureza. Dentre algumas atitudes que busca resolver o problema aparece, sobretudo a importância da reciclagem. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou analisar o trabalho de reciclagem dos resíduos sólidos para a geração de emprego e renda, bem como possiblidade de inclusão social a partir da reutilização do lixo no município de Cacoal (RO). Concebe-se que a pesquisa perpassou pelo cunho qualitativodescritivo, de natureza aplicada, através do método dedutivo, onde a coleta de dados aconteceu entre os meses de fevereiro e abril de 2019, tendo como suporte, entrevistas a partir de roteiros pré-elaborados que foram direcionados ao presidente da COOPERCATAR e aos catadores de recicláveis do município de Cacoal. Os resultados da pesquisa indicam que a reciclagem garante a sobrevivência de muitas famílias que sobrevivem tirando seu sustento a partir do reaproveito desses materiais. O trabalho tem acontecido promovendo diferença, tanto no que diz respeito a limpeza urbana e impactos ambientais, bem como garante que esses trabalhadores possam viver de forma honesta e laboriosa, entretanto falta incentivo por parte do poder público, para que haja viabilidade e que o trabalho seja feito em maior escala.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Suzenir Aguiar da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3351
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Saiara Gerlaine Silva Toledo - Final.pdf666,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador