Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3352
Título: e-Social: um estudo sobre sua implantação e influência na rotina dos profissionais de contabilidade, no município de Cacoal/RO
Autor(es): Silva, Renata Kester
Palavras-chave: eSOCIAL
Legislação trabalhista e previdenciária
Profissionais contábeis
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Renata Kester. e-Social: um estudo sobre sua implantação e influência na rotina dos profissionais de contabilidade, no município de Cacoal/RO. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2019.
Resumo: Os profissionais responsáveis pelo setor de pessoal de empresas e escritórios de contabilidade têm a responsabilidade de atender a uma variedade de obrigações principais e acessórias, observando exigências legais de órgãos como: Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Previdência Social, dentre outros. Com a implantação do eSOCIAL o intuito é de que todas as obrigações sejam agregadas, informadas e armazenadas num único programa, num mesmo banco de dados compartilhado entre os órgãos fiscalizadores. Diante do exposto constituiu objetivo geral da pesquisa a necessidade de verificar a influência da implantação do eSOCIAL na rotina dos profissionais da contabilidade, que se utilizam do eSOCIAL, no Município de Cacoal/RO. Foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionário a profissionais da contabilidade atuantes no setor de pessoal em escritórios localizados no Município de Cacoal. Constatou que, na percepção dos respondentes, o eSOCIAL trata-se de um mecanismo intensificador de fiscalização por parte do fisco; outrora verifica-se um anseio pelo fato de que efetivamente ocorra uma redução nas exigências relacionadas a obrigações assessórias. As principais influências, apontadas pelos respondentes, resultantes da implantação do eSOCIAL foram: a mudança de cultura por parte dos empregadores e empregados (tanto na contratação, como manutenção e rescisão do contrato de trabalho), a necessidade de o profissional atuar em conjunto com o empregador, adaptação dos sistemas de software e demanda por uma maior agilidade, responsabilidade e responsabilização exigida do profissional quanto ao cumprimento dos prazos e atendimento a obrigações acessórias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Ellen Cristina de Matos
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3352
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Renata Kester Versao Final.pdf568,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador