Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3355
Título: O marketing sustentável: um estudo exploratório nas cooperativas de crédito no município de Cacoal - RO
Autor(es): Eliziario, Danielly Martins
Palavras-chave: Marketing sustentável
Sustentabilidade
Cooperativas
Data do documento: 2020
Citação: ELIZIARIO, Danielly Martins. O marketing sustentável: um estudo exploratório nas cooperativas de crédito no município de Cacoal - RO. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2020.
Resumo: O marketing sustentável é de suma importância para as organizações que visam uma gestão sustentável, pois, por meio dele, é possível que as empresas divulguem as práticas que realizam voltadas para a preservação do meio ambiente. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo analisar como as cooperativas de crédito têm empregado o marketing sustentável em seus produtos e serviços para gerar valor sustentável. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com pesquisa de campo de abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e método dedutivo. A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista com roteiro semiestruturado aplicada a 04 (quatro) cooperativas de crédito do município de Cacoal/RO, realizada entre os meses de fevereiro e abril de 2020. Após a coleta e análise de dados, foi possível observar que cooperativas estão em busca de desenvolver ações, visando a sustentabilidade e têm utilizado as ferramentas digitais como ações de marketing sustentável. Por fim, os resultados apontaram que as cooperativas de crédito veem o marketing como uma ferramenta essencial para a estabilidade da empresa no mercado e estão constantemente em busca da implementação do marketing sustentável em suas ações, de forma, a contribuir para a preservação do meio ambiente e bem estar da sociedade em que está inserida. As cooperativas também utilizam o marketing digital, possuem equipamentos modernos com menor consumo de energia elétrica e apoiam projetos de causas sociais e ambientais. Conclui-se que o estudo atendeu o objetivo proposto, mesmo considerando a forma incipiente ao qual as cooperativas de crédito utilizam o marketing sustentável, mas estão, cada vez mais, buscando novas formas de reduzir os impactos negativos que a instituição pode causar ao meio ambiente e colocando a sustentabilidade em destaque nas suas ações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profª. Mª. Andréia Duarte Aleixo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3355
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Danielly Martins.pdf346,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador