Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3356
Título: Precificação de produtos e serviços pelos microempreendedores individuais do ramo de alimentação em Cacoal - RO
Autor(es): Oliveira, Angélica Kreitlow de
Palavras-chave: Microempreendedor individual
Precificação
Dificuldades
Data do documento: 2020
Citação: OLIVEIRA. Angélica Kreitlow de. Precificação de produtos e serviços pelos microempreendedores individuais do ramo de alimentação em Cacoal/RO. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2020.
Resumo: A figura do Microempreendedor Individual (MEI) surgiu para diminuir os índices de trabalhadores atuantes na informalidade, proporcionando a equiparação de algumas categorias profissionais a pessoas jurídicas de maneira legal, além de diversos outros benefícios. A formação do preço de venda é um desafio para as empresas em geral, posto que isso exige conhecimento dos elementos incorridos no processo de produção ou prestação de serviços, além de considerar os impostos incidentes sobre isso, bem como a margem de lucro desejada. Isso se acentua quando se trata dos MEIs, porque, geralmente, os gestores possuem pouca habilidade técnica ou acadêmica para realizar a formação correta do preço de venda. Sendo assim, estes devem estar atentos quanto à precificação de seus produtos ou serviços para que possam obter lucro e elaborar novas estratégias competitivas. Nessa pesquisa, almejou-se, pois, averiguar quais são as dificuldades encontradas pelos Microempreendedores Individuais do ramo de alimentação em Cacoal-RO quanto à precificação de seus produtos e serviços. Para tanto, foi construído um embasamento teórico e utilizado o método dedutivo com objetivos exploratórios. Depois, foi aplicado um formulário com abordagem quali-quantitativa a uma amostra limitada com questões pertinentes a respeito do que é tratado nesse estudo, chegando-se ao resultado de que há margem para aprimorar a maneira que os MEIs de Cacoal-RO realizam a precificação de seus produtos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3356
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Angelica Kreitlow de Oliveira.pdf332,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador