Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3357
Título: Contribuições do empreendedorismo social e coletivo: estudo no município de Cacoal -RO
Autor(es): Santos, Cleriane Vinha dos
Palavras-chave: Empreendedorismo social e coletivo
Impacto social
Qualidade de vida
Data do documento: 17-Dez-2020
Citação: O Artigo científico - TCC intitulado “Contribuições do Empreendedorismo social e coletivo: estudo no município de Cacoal/RO”, elaborado pela acadêmica Cleriane Vinha dos Santos, foi avaliado pela banca examinadora em 17 de dezembro de 2020, tendo sido Aprovada.
Resumo: O Empreendedorismo social tem como objetivo principal a produção de bens e serviços que beneficiem a sociedade, direcionado para populações que estão em situação de risco social, com foco nos problemas sociais existentes, buscando o impacto social. E o empreendedorismo coletivo incide em um conjunto de atores que compartilham dos processos de formação e das orientações estratégicas da organização. Ambos atuando para a melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários, seja por meio da geração de renda e emprego, até o auxílio na alimentação e na saúde. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as práticas de empreendedorismo social e coletivo e suas contribuições para a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas. A pesquisa se configurou como exploratória e descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto ao método foi o dedutivo, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e de campo. O presente estudo empregou entrevistas, utilizando de formulário semiestruturado. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2020, com 8 empreendedores sociais, 11 empreendedores coletivos (em 8 instituições) e 7 beneficiários do empreendedorismo social do município de Cacoal–RO. Os resultados evidenciaram que as práticas de empreendedorismo social e coletivo desenvolvidas no município de Cacoal estão promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas envolvidas, como alimentação e moradia, geração de renda e inclusão social. Os empreendedores sociais e coletivos do município de Cacoal–RO estão sempre procurando medidas para poder reduzir o impacto das desigualdades sociais existentes.
Descrição: Artigo científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Câmpus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como requisito para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Nilza Duarte Aleixo de Oliveira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3357
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Cleriane Vinha dos Santos.pdf665,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador