Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/335
Title: A educação de jovens e adultos e as principais causas da evasão em duas escolas do município de Ariquemes/RO
Authors: 
Pacó, Josiane de Freitas
Keywords: Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Trabalho - educação
Issue Date: 2014
Citation: PACÓ, J. F. A educação de jovens e adultos e as principais causas da evasão em duas escolas do município de Ariquemes/RO. 2014, 83 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Abstract: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que visa o enfrentamento das desigualdades educacionais que subtraíram de parte da população brasileira a oportunidade de acesso e permanência ao ensino regular. Entretanto, a trajetória histórica dessa modalidade de ensino, apresenta episódios de negligência por parte do poder público que ora assume políticas públicas para esse grupo, ora marginaliza a modalidade no âmbito das políticas educacionais. Diante da importância da Educação de Jovens e Adultos enquanto possibilidade de emancipação social surge o problema dos elevados números nos índices de evasão escolar nesta modalidade. O trabalho que se apresenta tem por objetivo levantar as principais causas da evasão escolar desses estudantes. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico e documental que discute o cenário histórico e político da Educação de Jovens e Adultos buscando perceber em que contexto se desenvolveu a EJA no Brasil e abordando a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, enquanto proposta de educação para a mudança a partir da conscientização política do sujeito. Uma revisão bibliográfica possibilitou localizar o tema da evasão escolar na EJA a partir dos estudos de autores que discutem a questão entendendo o direito à educação enquanto condição para o acesso a outros direitos e, sua negação, prejuízo ao processo de emancipação (MAIA, 2013). Uma investigação empírica em duas escolas públicas do município de Ariquemes/RO que atendem este público possibilitou o levantamento de dados para serem submetidos à análise com o intuito de levantar as principais causas da evasão na EJA, onde foram entrevistados profissionais da educação e alunos que estão cursando hoje, mas já viveram a experiência da evasão das salas da EJA em tentativas anteriores de escolarização. Foi colocada à prova a hipótese de que a insegurança dos alunos quanto à capacidade de apreender, a proposta curricular da EJA e a falta de condição do professor de uma atuação individualizada com esses alunos são as principais causas da evasão escolar. A pesquisa demonstrou que estes fatores contribuem para a evasão, mas outros empecilhos externos ao contexto escolar influenciam igualmente para a desistência dos alunos, em especial a dificuldade em conciliar o estudo com o trabalho. Conclui-se que dentre as principais causas da evasão na EJA, o “trabalho” ganha centralidade e pode ser compreendido a partir de uma abordagem dialética. Apreende-se que, se por ora o “trabalho” torna-se empecilho para a escolarização pelas dificuldades dos alunos em conciliar ambos, também no “trabalho” está a principal causa para o retorno dos alunos à sala de aula, seja pela condição de empregabilidade que exige uma escolaridade mínima, seja porque querem ascender profissionalmente para ter uma vida melhor, com melhores condições e remuneração, o que exige maior escolarização.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a). Me. Lara Cristina Cioffi.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/335
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pacó , Josiane de Freitas.pdfLeitura de dados1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.