Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/336
Título: A conjuntura do aluno autista nos sistema municipal de educação de Ariquemes-RO
Autor(es): 
Luz, Deise Santana da Luz
Palavras-chave: Autismo - educação
Educação especial
Inclusão escolar
Data do documento: 2013
Citação: LUZ, Deise Santana da. A conjuntura do aluno autista no sistema municipal de educação de Ariquemes-RO. 2013, 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Resumo: O autismo, por ser realidade no âmbito educacional do município de Ariquemes, se faz de grande importância como tema para pesquisas na sociedade. O autismo se caracteriza como uma deficiência e por isso agrega todas as leis que abordem o tema da educação especial. Para tanto se realiza esse trabalho, que tem por enfoque apresentar o estado educacional em que se encontra a educação dos mesmos no município de Ariquemes. Foram pesquisadas sete escolas, sendo quatro públicas, uma filantrópica, uma confessional e uma particular, onde os professores da sala regular, da sala de recursos e gestores que trabalham com os autistas responderam um questionário, totalizando vinte questionários respondidos. Também se realizou observação da realidade em sala de aula de três crianças autistas que estudam em uma escola pública. Mediante os resultados se vê a importância de professores mais preparados para atuarem em salas de aulas com alunos autistas, pois a realidade encontrada demonstra a necessidade de maiores investimentos por parte do Estado, em cursos relacionados ao tema em destaque.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Esp.Gedeli Ferrazzo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/336
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luz, Deise S..pdfLeitura de dados746,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.