Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3363
Título: A cultura do café na agricultura familiar: estudo de caso no município de Ministro Andreazza - RO
Autor(es): Pomaroli, Marly Fornazier
Palavras-chave: Agricultura familiar
Cultura do café
Receita Familiar
Produtividade do Café
Data do documento: 2020
Resumo: Nos últimos 5 anos nos Rondônia tem se destacado na produção de café em quantidade e principalmente qualidade, resultado desse conjunto são os prêmios que vem colecionando na qualidade excelente da bebida. Nesse sentido, o município de Ministro Andreazza tem forte potencial para o desenvolvimento dessa cultura com agricultores familiares e buscam organiza-se para esse crescimento em qualidade. Portanto, o objetivo geral da pesquisa, foi apresentar um diagnóstico da situação da cultura do café na contribuição de renda na agricultura familiar do município de Ministro Andreazza. A metodologia adotada na pesquisa foi exploratória, e é um estudo de caso, sendo de abordagem qualitativa, com método dedutivo, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas e fechadas. Foram coletados os dados na linha 05, lote 32, gleba 05; linha 05, lote 43C, gleba 05; linha 05, lote 7B, gleba 05; linha 05, lote 42, gleba 05; linha 05, lote 57 – A1, gleba 04. Como resultados, constatou-se que apesar do município de Ministro Andreazza ser de pequeno porte, se destaca na cultura cafeeira, possibilitando oportunidade de emprego e renda as famílias no meio rural, com uma produção anual de café, que ficou entre 300 a 600 sacas por propriedade o que demonstra uma grande satisfação pelos produtores, tendo uma estimativa de atividade rentável de 75 a 85 sacas por hectares, rendendo em média nas propriedades participantes, o equivalente entre 02 a 05 salários mínimos mensais. O café representa 60% da renda dessas propriedades.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles para obtenção de grau de Bacharelado em Ciências Contábeis. Orientador: Profª Dra. Maria Bernadete Junkes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3363
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Marly Fornazier.pdf317,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador